
Nomeações serão publicadas neste sábado e marcam transição para um quadro mais estável e qualificado de educadores na cidade
A Prefeitura de São Carlos anunciou a efetivação de 52 novos professores que irão atuar nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), do 1º ao 5º ano. As nomeações serão publicadas no Diário Oficial do Município neste sábado (28), representando um avanço importante na valorização do funcionalismo público e na consolidação da rede municipal de ensino.
Os novos docentes chegam para ocupar vagas atualmente preenchidas por profissionais contratados de forma temporária — uma solução emergencial adotada principalmente durante a pandemia de COVID-19. Com a regularização administrativa e a retomada de concursos públicos, a Secretaria Municipal de Educação agora busca estruturar um quadro mais permanente, qualificado e estável de educadores.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Lucas Leão, a contratação responde a uma demanda antiga da rede. “A contratação desses professores efetivos não apenas supre uma necessidade urgente das nossas escolas, mas também representa um compromisso com a valorização do servidor público, como determina o prefeito Netto Donato. Estamos investindo em estabilidade, qualidade e continuidade no ensino, por meio de concursos públicos que garantem mérito e transparência no processo de seleção”, afirma.
No final de 2024, a Secretaria havia realizado um processo seletivo emergencial para suprir a carência imediata de professores. No entanto, com a nomeação agora por meio de concurso público, a gestão municipal reforça seu compromisso com a ocupação legal e duradoura dos cargos, evitando a rotatividade e promovendo maior vínculo entre os profissionais e as unidades escolares.
A medida também responde a críticas da comunidade escolar sobre a alta rotatividade docente e a necessidade de garantir continuidade pedagógica para os alunos da rede. Com a efetivação, São Carlos dá mais um passo rumo à valorização dos profissionais da educação e à consolidação de uma política pública baseada em mérito, estabilidade e compromisso com o ensino público de qualidade.