
São Carlos — Com o tema “Construindo a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a 7ª Conferência Estadual das Cidades reuniu, nos dias 27 e 28 de junho, gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil para debater os desafios e as estratégias do desenvolvimento urbano no Estado de São Paulo.
A delegação de São Carlos esteve representada pelo secretário de Habitação Social e Regularização Fundiária, Rodson Magno do Carmo, que destacou a importância do encontro para o avanço das políticas públicas voltadas à redução das desigualdades territoriais e à promoção da inclusão social. “Participar dessa conferência foi essencial para trocarmos experiências e refletirmos sobre práticas de urbanização mais justas e sustentáveis. Só com o diálogo entre Estado, municípios e sociedade conseguiremos garantir o direito à moradia para todos”, afirmou o secretário.
Rodson ressaltou ainda que São Carlos vem adotando medidas significativas para garantir moradia digna e ampliar o acesso à regularização fundiária, reforçando o compromisso do município com o desenvolvimento urbano sustentável.
O evento teve como objetivo reconhecer as dinâmicas territoriais específicas dos municípios paulistas e orientar a formulação de políticas públicas adequadas às realidades locais. Além disso, a conferência buscou promover um ambiente propositivo para o planejamento urbano, com propostas concretas para a construção de cidades inclusivas, resilientes e ambientalmente responsáveis.
Além do secretário Rodson Magno do Carmo, integraram a comitiva de São Carlos o engenheiro Agnaldo José Spaziani Junior, diretor do Departamento de Planejamento Territorial; a arquiteta e urbanista Claudia Regina Danella, diretora do Departamento de Projetos Urbanos da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura; e o professor Dr. Diego de Oliveira Martins, do Departamento de Engenharia Civil do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A participação de São Carlos na conferência reforça o compromisso da cidade com a construção de políticas urbanas alinhadas às demandas sociais e ambientais do século 21.