São Carlos forma 24 alunos da Educação de Jovens e Adultos e celebra superação e cidadania

Cerimônia reuniu estudantes de até 70 anos e marcou conclusão do Ensino Fundamental por meio da EJA
Em uma noite marcada por emoção e superação, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou na última sexta-feira (27) a cerimônia de formatura de 24 alunos da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EMEJA) Austero Mangerona, que concluíram o Ensino Fundamental (9º ano). O evento foi realizado com a presença de familiares, professores e autoridades, reconhecendo a trajetória de estudantes que retornaram à sala de aula em busca de novos horizontes.
Além dos formandos da EMEJA, também participaram da solenidade estudantes que finalizaram etapas do Ensino Fundamental I e II nos polos instalados nas EMEBs Dalila Galli, Arthur Natalino Deriggi e Carmine Botta, todos integrantes da rede municipal.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica voltada a jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade regular. Estruturada em três etapas, a EJA abrange os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Para Maria Alice Zacharias, chefe da Seção da EJA e articuladora regional do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo, a cerimônia simboliza muito mais do que a entrega de diplomas. “A formatura representa a concretização de sonhos e a superação de obstáculos. Cada diploma é carregado de histórias, de esforço e perseverança”, afirmou. Os formandos têm idades entre 15 e 70 anos.
O vice-prefeito Roselei Françoso também participou da solenidade e destacou o papel transformador da educação. “A formatura desses estudantes é uma prova concreta de que nunca é tarde para aprender. Ver pessoas de diferentes idades retomando seus estudos e vencendo desafios nos emociona e nos motiva. A EJA representa mais do que uma política educacional — ela é uma política de transformação social”, declarou.
A cerimônia teve momentos de celebração coletiva, com discursos, homenagens e o orgulho visível de familiares e professores que acompanharam de perto o progresso dos alunos.
As matrículas para a EJA seguem abertas. Também estão disponíveis vagas para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e o Movimento Popular de Alfabetização (MOVA), voltados a pessoas com 15 anos ou mais que desejam iniciar ou retomar seus estudos.
Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria Municipal de Educação, na Rua Treze de Maio, nº 2.000, ou pelos telefones (16) 3373-3222 e (16) 99235-2190.





