
A Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Conservação e Qualidade Urbana, Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Guarda Municipal e do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura, acompanhou entre os dias 1º e 3 de julho a demolição de seis imóveis abandonados localizados nas ruas Eugênio de Andrade Egas e Luís Martins Rodrigues, na região da Vila Costa do Sol.
A medida foi tomada após moradores protocolarem reclamações junto à administração municipal e ao Ministério Público de São Paulo, denunciando que as residências estavam invadidas e sendo usadas como abrigo por criminosos, usuários de drogas e pessoas em situação de rua, comprometendo a segurança dos vizinhos.
Laudo técnico da Defesa Civil apontou risco iminente de desabamento nas edificações. Em função disso, o Departamento de Fiscalização autorizou a demolição dos imóveis, depois que os proprietários foram notificados sem cumprir os prazos legais para regularização ou recuperação.
A Prefeitura executou a demolição e a limpeza das áreas, garantindo a segurança e a saúde pública local. O diretor do Departamento de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, ressaltou que a ação foi “necessária para proteger os moradores e restabelecer a ordem no local”.
O promotor de Justiça Flávio Okamoto acompanhou o processo e destacou a relevância da operação para o bem-estar da comunidade da Vila Costa do Sol.