
A 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Carlos chegou ao fim na sexta-feira (04/07), após três dias de debates intensos no Auditório do Paço Municipal. Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, o evento reuniu mais de 500 participantes — entre representantes do poder público, trabalhadores da área, usuários e membros da sociedade civil.
Organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, a conferência avaliou avanços, desafios e definiu novas diretrizes para a política local de assistência social.
Durante o encontro, foram realizadas mesas-redondas, grupos de trabalho e debates em cinco eixos temáticos. As propostas aprovadas seguirão para as etapas estadual e nacional, ampliando a participação de São Carlos nas políticas públicas sociais.
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gisele Santucci, destacou o sucesso do evento e a eleição das delegadas que representarão o município: Ana Júlia Milani Santos (trabalhadores), Raquel Alves Borba (entidades) e Maria Nelcy Souza (usuários).
Para Célia Costa, presidente do CMAS, a conferência reforçou o protagonismo dos usuários e a importância da integração entre a rede de atendimento, a Secretaria e o governo municipal.
Com isso, São Carlos reafirma seu compromisso com uma assistência social mais inclusiva, participativa e eficaz para toda a população.