
Mudança visa modernizar sistema, reduzir custos e facilitar acesso aos tributos municipais
A Prefeitura de São Carlos anunciou que, a partir de 2025, todas as Taxas Mobiliárias — como a Taxa de Licença e Funcionamento (TLF), a Taxa de Fiscalização da Vigilância Sanitária (VISAM) e o ISSQN Fixo — passarão a ser emitidas exclusivamente em formato digital. A medida foi oficializada pelo Decreto nº 340/2025 e será implementada pelo Departamento de Receitas Mobiliárias da Secretaria Municipal de Fazenda.
Os boletos estarão disponíveis no portal oficial do município (www.saocarlos.sp.gov.br), acessíveis por meio do sistema “SIM Online”. A data exata da liberação dos documentos e os prazos de vencimento serão divulgados nas próximas semanas, conforme informou o departamento responsável.
Segundo a Secretaria de Fazenda, a digitalização representa um avanço na gestão fiscal, promovendo mais agilidade, segurança e comodidade para os contribuintes. Em 2024, mais de 15 mil carnês dessas taxas foram impressos e distribuídos com o apoio de diversas secretarias, além de gráfica e Correios. O novo modelo elimina esses trâmites, reduzindo custos operacionais e impactos ambientais.
“A cobrança digital proporciona mais acessibilidade ao contribuinte e contribui para a redução da inadimplência. É um avanço que fortalece a gestão fiscal, aumenta a segurança das informações e melhora a prestação de contas à sociedade”, afirmou Renato Daré, diretor do Departamento de Receitas Mobiliárias.
Ele destacou ainda que a mudança está alinhada ao processo de transformação digital do setor público, oferecendo uma administração mais transparente, moderna e eficaz.
Dúvidas e orientações sobre o novo modelo de cobrança podem ser esclarecidas pelos e-mails:
📧 receitamobiliaria@saocarlos.sp.gov.br
📧 cadastromobiliario@saocarlos.sp.gov.br