
A Santa Casa de São Carlos realizou neste sábado (5) a 6ª captação de órgãos e tecidos do ano, reforçando o compromisso da instituição com a doação e transplante de órgãos. A ação, conduzida pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), resultou na captação de córneas de uma paciente do sexo feminino, de 60 anos.
Ao contrário das situações de morte encefálica, esse procedimento foi realizado após uma parada cardíaca, o que ainda permite a doação de tecidos, como as córneas. Mesmo nessas circunstâncias, desde que haja viabilidade clínica e autorização familiar, é possível ajudar pacientes que aguardam por transplantes.
O coordenador da UTI da Santa Casa e membro da CIHDOTT, enfermeiro Tiago Clezer, ressaltou a sensibilidade do trabalho realizado. “Oferecemos todo o apoio necessário à família, respeitando seu tempo e sua dor. Quando há a decisão pela doação, também garantimos a privacidade daqueles que não desejam divulgar esse gesto. O mais importante é reconhecer a grandeza dessa atitude solidária”, afirmou.
O provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Junior, também destacou o papel da instituição nesse processo. “A Santa Casa realiza esse trabalho com muita seriedade, respeito e responsabilidade. Agradecemos à família pela confiança e por esse gesto de generosidade que representa esperança para quem aguarda por um transplante”, declarou.
Com mais essa doação, a Santa Casa reafirma seu papel de referência regional em captação de órgãos e tecidos, contribuindo para salvar e transformar vidas.