
Ex-prefeito acusa governador de atuar contra a economia paulista e em favor dos interesses dos EUA
O ex-prefeito de São Carlos e ex-deputado federal, Newton Lima (PT), fez duras críticas ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante uma fala pública que rapidamente repercutiu nas redes sociais. Ao comentar a suposta atuação de Tarcísio em favor da devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Newton foi direto: “Pirou completamente… virou um puxa-saco do governo americano”.
Segundo o ex-prefeito, a crítica se dá após uma informação divulgada pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, de que Tarcísio teria telefonado a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a liberação do passaporte de Bolsonaro, que é réu em inquérito que apura tentativa de golpe de Estado. Newton questionou: “Quem é ele para fazer negociação em nome do Brasil? Bolsonaro é um ex-presidente, golpista, réu de processo contra a democracia”.
A fala de Newton também atacou o governador por apoiar, segundo ele, a política comercial adotada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump, que estabeleceu um aumento de 50% nas tarifas sobre produtos brasileiros. “Ele foi um dos primeiros a apoiar a chantagem do Trump com o tarifasso de 50% sobre produtos exportados do Brasil. Isso prejudica a maior economia do país, que é São Paulo”, afirmou.
Ainda segundo Newton, as atitudes de Tarcísio demonstram submissão aos interesses externos em detrimento da economia paulista. “Ele não luta pela indústria paulista, pelo comércio paulista ou pela agricultura paulista. Luta pelos interesses dos Estados Unidos”, completou.