Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • 5G | Mais de 1 mil famílias de São Carlos têm direito ao kit gratuito da parabólica digital
  • SÃO CARLOS

5G | Mais de 1 mil famílias de São Carlos têm direito ao kit gratuito da parabólica digital

Redação 6 de dezembro de 2023
PSX_20231206_174147

Com a ativação do 5G liberada em todo o Estado, moradores de São Carlos beneficiários de algum programa social do Governo Federal e que possuem antenas parabólicas ativas já podem agendar a troca gratuita do equipamento. O procedimento é necessário porque, até o fim de 2024, o sinal dos equipamentos antigos será desligado para evitar interferências com o 5G.

Mais de 1.000 famílias de São Carlos podem fazer o agendamento para receber o kit gratuito com a nova parabólica digital, sendo que 100 famílias já foram beneficiadas com a instalação gratuita do novo equipamento, enquanto outras 117 estão agendadas, aguardando a visita do técnico. Mas todas as pessoas inscritas em algum programa social do Governo Federal e que assistem TV por meio de uma antena parabólica tradicional, têm direito à troca gratuita.

O serviço é realizado pela Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).

Outro problema que o modelo tradicional enfrentará é o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.

Quem utiliza outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital tipo espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que beneficiárias de programas sociais, não precisa fazer a troca.

“A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi”, afirma Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito e fazer o agendamento”, reforça.

Rafael Barberis, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, garante que nos próximos dias vai ser encaminhado à Câmara a atualização da chamada “Lei das Antenas” para que as operadoras saibam onde os novos equipamentos poderão ser instalados no município e para que invistam na infraestrutura do 5G. “Também fizemos uma parceria com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social para que os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) orientem as famílias que frequentam as unidades com orientações e até mesmo fazendo agendamento”, explica Barberis.

Confira o passo a passo para saber se você tem direito ao kit gratuito:

1º) acesse o site https://sigaantenado.com.br ou ligue para o número 0800 729 2404, que também funciona como WhatsApp;
2º) informe seu número de CPF ou do NIS (Número de Identificação Social). Se você fizer parte de algum programa social do Governo Federal, poderá continuar respondendo ao formulário;
3º) responda as próximas perguntas do formulário e agende a visita do técnico.

Já os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h, e estão localizados nos seguintes locais:

– CRAS SANTA EUDÓXIA
Endereço: Rua Virgílio Vedovelli, s/nº – Jd Itararé
(16) 3379-1441

– CRAS SANTA FELÍCIA
Endereço: Rua José Quatrochi, 140, Arnon de Mello
(16) 3374-3937

– CRAS JOCKEY CLUBE
Endereço: Rua Rio Paraguai, 295 – Jockey Clube
(16) 3361-8241

– CRAS SÃO CARLOS VIII
Endereço: Rua Luiz Luchesi Filho, s/nº – Praça dos CEUs – São Carlos VIII
(16) 3361-2130 e (16) 3361-9396

– CRAS CIDADE ARACY
Endereço: Rua Orestes Mastrofrancisco, 430 – Cidade Aracy I
(16) 3375-8685

– CRAS PACAEMBU
Endereço: Rua Paraná, 720 – Pacaembu
(16) 3375-7505 e (16) 3364-2901.

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Operação Papai Noel foi a principal pauta discutida na reunião do GGI-M
Next: SÃO CARLOS | Domingo tem Circuito Arena com a Banda Doce Veneno

LEIA TAMBÉM

pet-bruno
  • SÃO CARLOS

Vereador pede mutirão de castração em todas as regiões de São Carlos e nos distritos

Redação 31 de março de 2026
cultura01
  • SÃO CARLOS

São Carlos sedia encontro regional de gestores do Programa Guri e reforça protagonismo cultural

Redação 31 de março de 2026
AUTISMO
  • SÃO CARLOS

São Carlos promove programação especial pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Redação 31 de março de 2026
sc_dengue_banner_350x350px
Era do Gelo_Anu_350x550px
an-dengue-IBATE-350x550
drogaria2
350x350
Jornal-Ruscito-(8)-4
Jornal-Ruscito-(8)-3
Jornal-Ruscito-(8)-2
Jornal-Ruscito-(8)-1
350x550
sc_dengue_banner_350x550
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Acidente com caminhão interdita pista norte da SP-310 e provoca congestionamento em Ibaté
  • Vereador pede mutirão de castração em todas as regiões de São Carlos e nos distritos
  • São Carlos sedia encontro regional de gestores do Programa Guri e reforça protagonismo cultural
  • São Carlos promove programação especial pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo
  • Netto Donato e alunos da rede municipal participam de evento com Marcos Pontes em Brasília

Você pode ter perdido

acidente
  • POLÍCIA

Acidente com caminhão interdita pista norte da SP-310 e provoca congestionamento em Ibaté

Redação 31 de março de 2026
pet-bruno
  • SÃO CARLOS

Vereador pede mutirão de castração em todas as regiões de São Carlos e nos distritos

Redação 31 de março de 2026
cultura01
  • SÃO CARLOS

São Carlos sedia encontro regional de gestores do Programa Guri e reforça protagonismo cultural

Redação 31 de março de 2026
AUTISMO
  • SÃO CARLOS

São Carlos promove programação especial pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Redação 31 de março de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}