
A Guarda Municipal de São Carlos realizou, na quinta-feira (25/9), uma operação que reforça a importância da tecnologia no combate ao crime. Durante patrulhamento preventivo na Avenida São Carlos, região central da cidade, equipes do Canil e de apoio identificaram um veículo Ford Ka, branco, que constava em sistema como produto de furto/roubo.
A localização foi possível graças ao Muralha Paulista, sistema de monitoramento inteligente que integra câmeras de leitura de placas e cruzamento de dados em tempo real. A Central de Controle Operacional repassou a informação imediatamente às equipes em campo, permitindo a abordagem rápida e eficaz.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Célio Ramos, o condutor tentou justificar a posse do automóvel, alegando ter documento de compra e venda, mas não apresentou nenhuma documentação obrigatória que comprovasse a legalidade. “Diante da situação, conduzimos indivíduo e veículo à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde a autoridade policial determinou o recolhimento do carro”, destacou.
O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, ressaltou a relevância da integração entre patrulhamento e tecnologia. “Essa ação demonstra a capacidade de resposta da Guarda Municipal e a importância do Muralha Paulista como ferramenta de inteligência. A junção entre monitoramento e policiamento garante precisão nas abordagens, protege o cidadão e fortalece os resultados positivos de São Carlos na área de segurança pública”, afirmou.
A ocorrência integra o Programa Escudo São-carlense, que alia presença ostensiva da Guarda Municipal a recursos tecnológicos de última geração, ampliando a eficiência no combate à criminalidade e reforçando a sensação de segurança para a população.