
A presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), Ivone Zanquim, e o vice-presidente, Mozart Pedroso, acompanharam na semana passada, uma visita técnica ao Calçadão da General Osório. A inspeção contou também com a presença do vereador Edson Ferraz (MDB) e do secretário municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, Leonardo Lázaro, com o objetivo de avaliar as condições do espaço e discutir ações de revitalização.
O encontro teve como foco os problemas estruturais já apontados em requerimento do vereador Edson Ferraz, que destacou a urgência de reparos em pontos com piso solto e pedras desalinhadas, oferecendo risco a pedestres. Ele também reforçou a necessidade de melhorias nos canteiros, com jardinagem e plantio de novas espécies, além da revisão da iluminação pública, considerada insuficiente e prejudicial à segurança no período noturno.
Durante a visita, a presidente da ACISC ressaltou a importância das intervenções. “O Calçadão é um dos cartões-postais do nosso comércio. Estamos próximos do Natal, que é a melhor época para as vendas, e precisamos garantir que os consumidores encontrem um espaço bonito, seguro e acolhedor. A revitalização é fundamental para valorizar tanto os lojistas quanto os clientes”, afirmou Ivone Zanquim.
O vice-presidente da entidade, Mozart Pedroso, destacou a união de esforços entre o setor público e o comércio. “A ACISC sempre atuou como parceira do poder público para buscar soluções que beneficiem o comércio e a comunidade. Essa união é essencial para preparar o Calçadão para receber o grande fluxo de consumidores que virá nas festas de fim de ano”, disse.
Já o secretário Leonardo Lázaro garantiu que as demandas apresentadas serão atendidas. “Estamos cientes da necessidade de intervenção imediata e já estamos programando os reparos. Nosso compromisso é concluir a manutenção a tempo de garantir que o Calçadão esteja em plenas condições para o período natalino, oferecendo mais segurança e conforto a todos que circulam pelo local”, assegurou.
Nova visita com reforço de compromissos
Na tarde desta quinta-feira (24), uma nova visita técnica ao Calçadão foi realizada, desta vez com a presença do secretário de Conservação e Qualidade Urbana, Mariel Olmo, acompanhado da presidente da ACISC, Ivone Zanquim, do gerente executivo e financeiro da entidade, Alexandre Rosa, e novamente do vereador Edson Ferraz.
Durante a inspeção, Mariel Olmo reafirmou o compromisso da Prefeitura em realizar as intervenções necessárias e estender os cuidados também à Praça do Mercado Municipal. “Vamos providenciar a manutenção para que até o mês de dezembro esteja tudo em ordem, tanto no Calçadão quanto na Praça do Mercado. O objetivo é oferecer mais segurança, conforto e atratividade à população e aos consumidores neste período de grande movimentação”, destacou o secretário.
Com a garantia das duas pastas municipais e o apoio da ACISC, a expectativa é de que os espaços centrais de São Carlos estejam revitalizados e preparados para receber milhares de consumidores durante as festas de fim de ano, fortalecendo o comércio local.