Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Agentes Comunitários de Saúde recebem treinamento sobre arboviroses
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

Agentes Comunitários de Saúde recebem treinamento sobre arboviroses

Redação 13 de fevereiro de 2025
arboviroses01

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos Departamentos de Vigilância em Saúde (DVS) e de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), realizou nesta quinta-feira (13/02), no auditório do Paço Municipal, um treinamento com atualização sobre combate às arboviroses para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), profissionais que compõem a equipe multiprofissional das Unidades de Saúde da Família (USF’s) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolvem ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílio.

A atualização foi realizada por Denise Scatolini, responsável pela coordenação do Controle de Vetores e Kelen Cristina Lourenço de Vincenzi, supervisora da Vigilância Epidemiológica. A atualização foi voltada para esclarecimento de dúvidas sobre a Dengue, eliminação de focos, criadouros entre outras orientações à comunidade, além da intensificação das ações que a SMS desenvolve no processo de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e outras arboviroses.

Para Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, os Agentes Comunitários de Saúde, assim como os Agentes de Combate a Endemias, são agentes de transformação de mudança de comportamento da população. “São profissionais que contribuem de modo significativo para a prevenção de agravos, promoção e assistência à saúde da população. São profissionais responsáveis por orientar as pessoas nas questões referente às doenças de zoonoses e são peça chave para promover a saúde pública e garantir uma melhor qualidade de vida para a população”, afirma a diretora.

Esse ano já foram registradas 1.588 notificações para Dengue, com 577 casos descartados e 403 casos positivos, sendo todos autóctones, 608 ainda aguardam resultado de exame. Para Chikungunya foram registradas 20 notificações, com 16 casos descartados e 4 aguardando resultado de exame do Instituto Adolfo Lutz. Para Zika foram registradas 15 notificações, com 15 casos descartados e Febre Amarela até o momento não foi registrada nenhuma notificação.

A Secretaria Municipal de Saúde intensificou, desde o início do ano, as visitas domiciliares, orientação aos moradores, com mais ênfase, na eliminação de criadouros. As equipes trabalham de segunda a sexta nos bairros com mais casos positivos e também recolhem inservíveis. No último fim de semana iniciou o Mutirão contra Dengue pelos bairros Estância Suíça, Vila Marina, Vila Costa do Sol, Vila Brasília e Tijuco Preto. Os ônibus coletivos da cidade também estão rodando com mensagens de alerta ao cuidado contra a Dengue, são os chamados “Busdoor”, ferramenta de publicidade móvel que coloca a mensagem no vidro traseiro dos ônibus.

Participaram da atualização 89 Agentes Comunitários de Saúde que atendem nas unidades de saúde do município.

 

 


[metaslider id=126182]


[metaslider id=126182]


[metaslider id=126182]

 

Post navigation

Previous: Vigilante tem celular furtado em Ibaté; Polícia investiga o caso
Next: Rafinha Almeida participa de audiência no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania

LEIA TAMBÉM

miguel-petroni-1
  • SÃO CARLOS

Miguel Petroni será interditada por obras de readequação viária a partir desta terça-feira

Redação 23 de fevereiro de 2026
MARQUINHO
  • SÃO CARLOS

Presidente da Prohab reafirma apoio ao Tiro de Guerra 02-035 e destaca parceria institucional

Redação 23 de fevereiro de 2026
50+
  • SÃO CARLOS

Mutirão oferece oportunidades de emprego e empreendedorismo para público 50+ em São Carlos

Redação 23 de fevereiro de 2026
sc_dengue_banner_350x550
drogaria2
banner_350x550
Jornal-Ruscito-(20)-4
Jornal-Ruscito-(20)-3
Jornal-Ruscito-(20)-2
Jornal-Ruscito-(20)-1
sc_dengue_banner_350x350px
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
banner_350x350
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
funerais pet

Posts recentes

  • Miguel Petroni será interditada por obras de readequação viária a partir desta terça-feira
  • Presidente da Prohab reafirma apoio ao Tiro de Guerra 02-035 e destaca parceria institucional
  • Mutirão oferece oportunidades de emprego e empreendedorismo para público 50+ em São Carlos
  • Fundo Social abre inscrições para curso de fabricação de ovos de Páscoa em São Carlos
  • Operação conjunta fiscaliza depósitos de sucata e interdita dois estabelecimentos em São Carlos

Você pode ter perdido

miguel-petroni-1
  • SÃO CARLOS

Miguel Petroni será interditada por obras de readequação viária a partir desta terça-feira

Redação 23 de fevereiro de 2026
MARQUINHO
  • SÃO CARLOS

Presidente da Prohab reafirma apoio ao Tiro de Guerra 02-035 e destaca parceria institucional

Redação 23 de fevereiro de 2026
50+
  • SÃO CARLOS

Mutirão oferece oportunidades de emprego e empreendedorismo para público 50+ em São Carlos

Redação 23 de fevereiro de 2026
ovos
  • SÃO CARLOS

Fundo Social abre inscrições para curso de fabricação de ovos de Páscoa em São Carlos

Redação 23 de fevereiro de 2026

Calendário

fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
« jan    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Miguel Petroni será interditada por obras de readequação viária a partir desta terça-feira 23 de fevereiro de 2026
  • Presidente da Prohab reafirma apoio ao Tiro de Guerra 02-035 e destaca parceria institucional 23 de fevereiro de 2026
  • Mutirão oferece oportunidades de emprego e empreendedorismo para público 50+ em São Carlos 23 de fevereiro de 2026
  • Fundo Social abre inscrições para curso de fabricação de ovos de Páscoa em São Carlos 23 de fevereiro de 2026
  • Operação conjunta fiscaliza depósitos de sucata e interdita dois estabelecimentos em São Carlos 23 de fevereiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}