Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • ARARAQUARA

ARARAQUARA | Combate à dengue atua no Iguatemi, Altos do Pinheiros, Selmi Dei e Centro

Redação 15 de março de 2022
DENGUEARA
Equipes da Prefeitura intensificaram os trabalhos e pedem que população colabore na prevenção

 

Agentes de controle de endemias, da Vigilância Epidemiológica, realizaram nesta terça-feira (15) vistoria casa a casa nos bairros do Jardim Iguatemi, Altos do Pinheiros, Selmi Dei I e Centro. Nesta quarta-feira (16), o trabalho terá sequência no Iguatemi e no Centro. O serviço consiste em bloqueio aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela, além de orientações de prevenção.

Alessandra Cristina do Nascimento, gerente de Controle de Vetores, explica que o trabalho tem sido intensificado mesmo durante a pandemia. “Usamos a estratégia de entrar com a intensificação e retirar materiais inservíveis juntamente com a vistoria. Temos encontrado uma quantidade absurda de criadouros em imóveis residenciais e comerciais. Em 2021 retiramos mais de 1.000 toneladas de materiais”, relata.

Com o crescimento do número de casos na cidade, a gerente alerta a população para que colabore com a limpeza de quintais, residências e terrenos. “É importante que cada um faça sua parte e tire um período do dia para vistoriar seu imóvel. Precisamos dar uma atenção maior pra isso. E quando o agente passar, receba-o bem, pois ele tem um olhar preparado para identificar o perigo e passar as devidas orientações”, esclarece Alessandra.

Prevenção

Somente em fevereiro, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, as equipes de combate à dengue recolheram 21 toneladas (21.000 kg) de materiais inservíveis nas residências visitadas. São objetos e outros resíduos que não estavam sendo utilizados pelo morador e foram retirados com autorização do proprietário da casa.

Em média, são visitadas 30 mil casas por mês. Em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada. As equipes inclusive fazem horário estendido (noturno) e plantões aos sábados.

Segundo a Vigilância, o ano de 2022 (até o dia 15 de março) registra 897 casos confirmados de dengue. Foram 138 casos em janeiro, 539 casos em fevereiro e 220 em março. O índice deste ano está muito aquém do registrado em 2019, quando o município enfrentou uma epidemia. Naquela oportunidade, 23.134 casos foram registrados no ano inteiro e 16.911 entre janeiro e março. Porém, o índice deste ano está acima do registrado no ano todo de 2021. Nesta semana, três óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara.

Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

Denúncia

O descarte irregular de lixo, resíduos sólidos, volumosos (sofás, poltronas e colchões) e queimadas em área urbana e rural causam danos à saúde e ao meio ambiente. A denúncia aos órgãos oficiais pode ser feita pelo telefone 0800 770 1595.

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: OBITUÁRIO | Francisca Maria da Conceição Silva, com 72 anos de idade
Next: ARARAQUARA | Fatec oferece curso digital gratuito a pessoas da 3ª idade

LEIA TAMBÉM

edinho001
  • ARARAQUARA

“A política é a arte de juntar”, diz Edinho sobre conquista da fábrica de trens para Araraquara

Redação 29 de julho de 2025
BUENO
  • ARARAQUARA

Pedágio de Bueno de Andrada arrecadou R$ 4,5 milhões em 2024

Redação 13 de junho de 2025
feminino2
  • ARARAQUARA

Araraquara terá centro de treinamento referência no futebol feminino, diz diretor da Petrobras

Redação 6 de junho de 2025
mix-lateral
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • São Carlos encerra eleição sem eleger deputados de sua base política
  • Eleições 2026: presidente do TRE-SP avalia 1º turno como positivo após fim da votação
  • Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em Ibaté; Derrite lidera para o Senado
  • Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em São Carlos; Derrite lidera para o Senado
  • Eleições 2026: votação segue tranquila em São Paulo, diz TRE-SP

Você pode ter perdido

candidatos
  • SÃO CARLOS

São Carlos encerra eleição sem eleger deputados de sua base política

Redação 5 de outubro de 2026
tse
  • GERAL

Eleições 2026: presidente do TRE-SP avalia 1º turno como positivo após fim da votação

Redação 4 de outubro de 2026
base fotos site (1200 x 800 px) (5)
  • IBATÉ

Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em Ibaté; Derrite lidera para o Senado

Redação 4 de outubro de 2026
base fotos site (1200 x 800 px) (4)
  • SÃO CARLOS

Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em São Carlos; Derrite lidera para o Senado

Redação 4 de outubro de 2026

Calendário

outubro 2026
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« set    

NOTÍCIAS RECENTES

  • São Carlos encerra eleição sem eleger deputados de sua base política 5 de outubro de 2026
  • Eleições 2026: presidente do TRE-SP avalia 1º turno como positivo após fim da votação 4 de outubro de 2026
  • Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em Ibaté; Derrite lidera para o Senado 4 de outubro de 2026
  • Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em São Carlos; Derrite lidera para o Senado 4 de outubro de 2026
  • Eleições 2026: votação segue tranquila em São Paulo, diz TRE-SP 4 de outubro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}