Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • ARARAQUARA

ARARAQUARA | Médico da família e comunidade agora é Cidadão Araraquarense

Redação 20 de dezembro de 2020
MEDICO-ARARAQUARA
Homenagem foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Tenente Santana

 

Um encontro simples, porém, marcado pela emoção. Assim foi a reunião no gabinete da presidência da Câmara, onde foi feita a entrega do título de Cidadão Araraquarense, ao médico Cleiton Luiz de Andrade, que atua em unidades de saúde da família de Araraquara, como médico de família e comunidade.

Sem poder fazer a entrega em um evento com a pompa que a trajetória do homenageado merece, Santana destacou o carinho que existe entre o médico e a comunidade que serve. “Esta adoção pela cidade é a maior homenagem que pode ser prestada a um cidadão que não nasceu aqui. Moro no bairro onde o médico atuou e acompanhei sua atenção e carinho com as pessoas simples da comunidade. Acredito que as pessoas que são assistidas por ele se sentem, também, homenageadas”, comentou.

A secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, destacou que a presença de representantes das comunidades onde atuou na cidade reflete a importância da homenagem, que repercute sua dedicação à essas populações. “Ele é médico exclusivamente do SUS. Esta homenagem reconhece sua dedicação à comunidade. Reconhece, também, a dedicação à formação de novos médicos. O carinho com que cuida da população. A homenagem demonstra gratidão pelo que representa”, disse a secretária.

A presidente da associação de moradores do Jardim Victório de Santi, onde atualmente o médico atua, Rosa Benedicta de Souza, disse que os moradores “foram agraciados por Deus por receberem, primeiramente a unidade, e agora este médico maravilhoso. Gratidão a ele e aos médicos residentes que o acompanham. Um anjo para os moradores”, disse ela. Fala no mesmo sentido foi feito por uma moradora e uma representante dos agentes comunitários de saúde do bairro onde anteriormente, Dr. Cleiton atuava, o Jardim Pinheiros. “Gratidão pelo aprendizado que os agentes comunitários tiveram com sua gestão da saúde e pela grande resolutividade. Que tivesse um Cleiton em cada unidade de saúde da cidade”, manifestaram.

Dois médicos residentes, que o acompanham na unidade de saúde, também se manifestaram, falando sobre a competência e a responsabilidade do homenageado, que usa os recursos que dispõe para oferecer o melhor à população. “Estamos recebendo muito conhecimento para nossa atuação. Estamos diferentes de quando começamos e até o final da residência estaremos mais diferentes ainda”, disseram os médicos Lucas e Nayara.

Após receber a placa com o título de Cidadão Araraquarense, o médico falou sobre a homenagem. “Momento ímpar na minha carreira como médico. Agradeço ao Santana por receber a maior honraria da minha vida profissional. A vida pública de Santana serve de exemplo e referência para quem quer entrar na vida pública. Estou emocionado com o título, o mais importante de minha vida. Por mais que goste de minha terra natal, não escondo o amor que tenho pela cidade que me acolheu como profissional e docente, e agora como seu cidadão. Atuar no serviço público de saúde é ter uma linda história em sua vida. Agradeço aos profissionais que abraçam esta causa pública. Agradeço a UNIARA, que me acolheu e que forma profissionais que se dedicam à saúde pública. Estou hoje num novo desafio, numa unidade em um bairro carente, onde muito precisa ser feito por sua gente e onde estamos encontrando muita receptividade da comunidade. Faço o que amo”, disse o médico.

Trajetória do homenageado

Nascido em Uberaba (MG), em 29 de outubro de 1980, Cleiton Luiz de Andrade graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, em sua cidade natal, em 2004. Fez residência médica na especialidade Medicina de Família e Comunidade, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, no período de 2005 a 2007. Passou no concurso público para atuar na Estratégia Saúde da Família em Araraquara, começando suas atividades no município em 28 de abril de 2008, na Unidade de Saúde da Família, no Bairro Jardim Pinheiros, local de sua principal experiência profissional e por onde trabalhou por quase 12 anos, até 2019, acompanhando a saúde de cerca de 3.500 pessoas da comunidade local. Docente da Graduação em Medicina, na Universidade de Araraquara-UNIARA, desde 2009. Supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da mesma universidade, de 2012 a 2016 e Preceptor do mesmo programa de 2012 até os dias atuais. Especialista em Medicina de Família e Comunidade, pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade-Associação Médica Brasileira. Supervisor do Programa Mais Médicos para o Brasil, de março de 2015 até os dias atuais. Presidente do Núcleo Regional de Medicina de Família e Comunidade de Araraquara, de 2015 a 2019. Atualmente, médico da Estratégia Saúde da Família Victório de Santi, desde 13 de dezembro de 2019.

 

 

 

 

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: OBITUÁRIO | Funerária Terezinha de Jesus notifica o falecimento da Sra. Raulina Batista dos Santos
Next: POLÍTICA | Advogado é homenageado pela Câmara Municipal de Araraquara

LEIA TAMBÉM

edinho001
  • ARARAQUARA

“A política é a arte de juntar”, diz Edinho sobre conquista da fábrica de trens para Araraquara

Redação 29 de julho de 2025
BUENO
  • ARARAQUARA

Pedágio de Bueno de Andrada arrecadou R$ 4,5 milhões em 2024

Redação 13 de junho de 2025
feminino2
  • ARARAQUARA

Araraquara terá centro de treinamento referência no futebol feminino, diz diretor da Petrobras

Redação 6 de junho de 2025
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Dia do Gaúcho: Região em Destake homenageia Restaurante Planalto, tradição de Ibaté há mais de 40 anos
  • Aparecida Sertaneja recebe Dilmar e Diogo, Violeiros da Terra e homenageia as Irmãs Freitas
  • Ibaté se despede de Jurandir Tavares Machado, o “Machado do Posto”, aos 75 anos
  • Manifestação por Edith Bonfim reúne motoristas e pede justiça em São Carlos
  • Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro

Você pode ter perdido

planalto
  • IBATÉ

Dia do Gaúcho: Região em Destake homenageia Restaurante Planalto, tradição de Ibaté há mais de 40 anos

Redação 20 de setembro de 2026
irmas-barbosa
  • GERAL

Aparecida Sertaneja recebe Dilmar e Diogo, Violeiros da Terra e homenageia as Irmãs Freitas

Redação 20 de setembro de 2026
machado
  • OBITUÁRIO

Ibaté se despede de Jurandir Tavares Machado, o “Machado do Posto”, aos 75 anos

Redação 20 de setembro de 2026
EDITH-PLANTAO
  • POLÍCIA

Manifestação por Edith Bonfim reúne motoristas e pede justiça em São Carlos

Redação 20 de setembro de 2026

Calendário

setembro 2026
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
« ago    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Dia do Gaúcho: Região em Destake homenageia Restaurante Planalto, tradição de Ibaté há mais de 40 anos 20 de setembro de 2026
  • Aparecida Sertaneja recebe Dilmar e Diogo, Violeiros da Terra e homenageia as Irmãs Freitas 20 de setembro de 2026
  • Ibaté se despede de Jurandir Tavares Machado, o “Machado do Posto”, aos 75 anos 20 de setembro de 2026
  • Manifestação por Edith Bonfim reúne motoristas e pede justiça em São Carlos 20 de setembro de 2026
  • Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro 19 de setembro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}