Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

DELICIA
RCSERVICOSTOPO
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • ARARAQUARA
  • ARARAQUARA | Ministros do Governo Federal vistoriam pontos danificados pelas chuvas
  • ARARAQUARA

ARARAQUARA | Ministros do Governo Federal vistoriam pontos danificados pelas chuvas

Redação 5 de janeiro de 2023
EDINH03
Jader Filho (Cidades) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) estiveram no município na tarde desta quinta-feira (5) e visitaram a Via Expressa, o Parque São Paulo e a região do Jardim Botânico

 

Dois ministros do Governo Federal, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foram recepcionados pelo prefeito Edinho em Araraquara, nesta quinta-feira (5), para vistoriar locais atingidos e danificados pelas fortes chuvas da última semana: o ministro das Cidades, Jader Filho, e o ministro de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

A comitiva de autoridades esteve em quatro pontos: na Avenida Francisco Martins Caldeira Filho (no Parque São Paulo), no final da Rua Nove de Julho (Rua 2) e início da Rua Dr. Gennaro Granata (no Jardim Botânico) e na Avenida Padre Francisco Salles Colturato (Avenida 36), todos eles com problemas de erosão do solo, e na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa) sob o Terminal Central de Integração, local que frequentemente sofre com alagamentos.

Em entrevista à imprensa, os ministros demonstraram solidariedade aos familiares e amigos da tragédia da Avenida 36, quando trecho da via sobre o Ribeirão das Cruzes cedeu, e deixaram o Governo Federal à disposição para apoiar o município neste momento de reconstrução.

“O ministro Waldez e a nossa pasta, das Cidades, vamos fazer todos os levantamentos, junto com a Prefeitura, para poder pegar esses pontos todos que foram atingidos e poderem ser reconstruídos. O ministro Waldez já acionou o pessoal da Defesa Civil [federal] para que eles possam verificar todos os projetos e esses projetos possam ser colocados o mais rápido possível em prática, para que a vida volte o máximo possível ao normal aqui em Araraquara”, afirmou Jader Filho.

O ministro das Cidades também relatou que vai atuar em parceria com a Prefeitura de Araraquara em obras de prevenção para que não ocorram problemas em outros locais, levando em conta as mudanças climáticas — foram 507 mm de chuvas na cidade em dezembro do ano passado contra 153 mm em dezembro de 2021, segundo a Defesa Civil, sendo que a média histórica era de 242 mm. Somente no último dia 28, o registro foi de 200 mm em 24 horas.

“A gente precisa entender que o mundo está mudando. O prefeito Edinho, com sua equipe, vai levantar todos os pontos onde podem ainda acontecer qualquer tipo de problema para que o Ministério das Cidades, em processo de prevenção, possa também agir”, complementou.

O ministro da Infraestrutura e Desenvolvimento Regional disse que o Governo Federal vai apoiar Araraquara na reconstrução dos locais atingidos. “Estou na companhia do secretário nacional de Defesa Civil, que vai estar em tratativas com a Prefeitura de Araraquara. Todas as providências técnicas, orçamentárias e financeiras cabíveis para a reconstrução, o Governo Federal, em nome do presidente Lula, irá responder”, declarou Waldez Góes, que ainda elogiou a infraestrutura de Araraquara.

“A cidade tem uma boa infraestrutura e, ao mesmo tempo, as mudanças climáticas acabam desafiando essa infraestrutura e causando um desastre que merece resposta imediata”, afirmou. Para Waldez Góes, o registro de cerca de 500 mm de chuvas em um mês e 130 mm em apenas seis horas “desafia os agentes políticos, aqueles que trabalham com Defesa Civil e a sociedade em geral”.

Sensibilidade

O prefeito Edinho agradeceu o apoio recebido dos ministros. “Agradeço muito ao presidente Lula e aos ministros Jader e Waldez por essa sensibilidade. Araraquara vive a maior tragédia natural da sua história. É um volume de água histórico, pois nunca tivemos chuvas nessa intensidade. Pessoas perderam suas vidas e uma família está enlutada. Estamos trabalhando para recuperar as estruturas das vias danificadas na cidade e fazendo todos os estudos de engenharia necessários. Também fizemos um estudo hidrológico projetando que Araraquara viva novamente aquilo que ela nunca tinha vivido até semana passada, que são 200 mm de chuvas em 24 horas”, declarou o prefeito.

“Para a recuperação de todos os pontos danificados na cidade, serão precisos, no mínimo, algo em torno de R$ 50 milhões. O Município, sozinho, não tem condições orçamentárias de realizar todas essas obras. Por isso, agradeço muito ao Governo Federal e ao Governo do Estado pelo apoio que estão demonstrando a nós desde que a tragédia ocorreu”, complementou Edinho — na quarta-feira (4), o prefeito se reuniu com representantes do Governo do Estado para buscar recursos.

Também estiveram nas visitas o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), o vice-presidente, Aluisio Boi (MDB), as vereadoras Thainara Faria (PT), Fabi Virgílio (PT) e Luna Meyer (PDT) e o vereador Emanoel Sponton (Progressistas); o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP); a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz; o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; a secretária de Comunicação, Priscila Luiz; o superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Donizete Simioni; além de coordenadores e gestores municipais e outros assessores dos ministérios das Cidades e de Integração e Desenvolvimento Regional.

Pontos interditados

No final da tarde desta quinta-feira, Araraquara continuava com nove pontos interditados total ou parcialmente devido aos danos causados pelas chuvas: Avenida 36, próximo à Unip; Rua Nove de Julho (Rua 2), na altura do Parque do Botânico; Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio Arruda Camargo, que margeia o Parque Botânico e acessa a Rua Gennaro Granata; Avenida Francisco Martins Caldeira Filho, próximo ao número 790, no Parque São Paulo; Rua Armando de Salles Oliveira com a Rua José Palamone Lepre; Avenida José Barbanti Neto, na altura do condomínio Altos do Jaraguá; Rua João Peroni com a Rua Professora Rivadávia Marques Júnior, no Jardim Dom Pedro; ponte na área rural ARA-333 (desvio do pedágio da Rodovia Washington Luís, após a Chácara do Nelson); e ponte da Avenida Dr. Carlos Alberto Calseviano, no Jardim Residencial Vale do Campo.

Mais informações e atualizações constantes sobre a situação das vias de Araraquara podem ser encontradas no site (www.araraquara.sp.gov.br) e nas redes sociais da Prefeitura.

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

LEIA TAMBÉM

Continue Reading

Previous: IBATÉ | Referência nacional, “Merenda nas Férias” tem início na segunda-feira (9)
Next: GERAL | Governo Federal avalia danos causados pelas fortes chuvas em Araraquara

RELACIONADAS

edinho001
  • ARARAQUARA

“A política é a arte de juntar”, diz Edinho sobre conquista da fábrica de trens para Araraquara

Redação 29 de julho de 2025
BUENO
  • ARARAQUARA

Pedágio de Bueno de Andrada arrecadou R$ 4,5 milhões em 2024

Redação 13 de junho de 2025
feminino2
  • ARARAQUARA

Araraquara terá centro de treinamento referência no futebol feminino, diz diretor da Petrobras

Redação 6 de junho de 2025
policenter-banner-lateral
1Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-4
4Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329
3Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-2
2Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-3
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner-Vertical-lateral-500x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

edinho-silva
  • GERAL

Edinho Silva assume presidência nacional do PT com foco na base, democracia e combate ao fascismo

Redação 3 de agosto de 2025
gm0707-2
  • POLÍCIA

Homem é preso pela Guarda Municipal por violência doméstica em São Carlos

Redação 3 de agosto de 2025
Brigite
  • FUNERAIS PET

Homenagem à gatinha Brigite emociona tutores e amigos em São Carlos

Redação 3 de agosto de 2025
onibus
  • IBATÉ

Prefeitura de Ibaté amplia trajeto de ônibus para facilitar acesso ao Centro

Redação 3 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
« jul    

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
DELICIA
RCSERVICOSTOPO
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}