Skip to content
PORTAL REGIÃO EM DESTAKE

PORTAL REGIÃO EM DESTAKE

O canal da informação!

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • ARARAQUARA

ARARAQUARA | Vigilância em Saúde convoca criadores de abelhas sem ferrão para cadastramento

Redação 9 de abril de 2022
ABELHA
O cadastro serve para avisar os meliponicultores sobre aplicação de inseticidas de combate à dengue, ação visa proteger esses animais que são importantes polinizadores

 

A Coordenadoria Executiva de Vigilância em Saúde convoca os Meliponicultores (criadores de abelhas sem ferrão) do município de Araraquara, a fazer o cadastramento no site da Prefeitura de Araraquara (https://sistema.araraquara.sp.gov.br/portal2/saude/meliponicultura/index.php).

O cadastro serve para avisar os meliponicultores sobre aplicação de inseticidas de combate à dengue, ação visa proteger esses animais que são importantes polinizadores e essenciais para manutenção do equilíbrio ambiental.

O coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde de Araraquara, Rodrigo Contrera Ramos, explica que o setor também realiza o monitoramento, por meio de georreferenciamento, das colmeias de abelhas nativas sem ferrão do município, instaladas nas árvores do perímetro urbano.

“A intenção é proteger essa fauna durante as ações de nebulização e fumacê”. Ele salienta que a meliponicultura urbana tem avançado e aumentado o número de criadores formais e informais. “Nós pedimos que as pessoas façam esse cadastro. Elas serão informadas um dia antes da aplicação do inseticida, tanto pelo fumacê como pela nebulização”.

Rodrigo reforça que existem uma série de cuidados necessários para garantir que esses insetos não sejam prejudicados durante a aplicação do inseticida. “As pessoas devem tampar as caixas um dia antes, verificar se essas abelhas estão com alimento, se não tiver, fazer uma alimentação artificial e cobrir as caixas com uma lona ou um plástico durante o período da aplicação e deverá destampar a caixa das abelhas somente no dia posterior a aplicação”.

Ele aproveitou para convocar os Meliponicultores a colaborar no combate à dengue, afinal uma epidemia de dengue faz com que haja um aumento na aplicação do inseticida. “Nós pedimos que essas pessoas que criam abelha formal ou informalmente, que elas nos ajudem no combate à dengue, que elas sejam agentes de endemias nos seus bairros, pedindo que os seus colegas, vizinhos e familiares, colaborem e evitem os criadouros dentro das residências e também o descarte irregular de lixo doméstico, que tem provocado grandes problemas na questão da infestação do mosquito aedes aegypti”, concluiu.

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: SAÚDE | Rodrigo Garcia entrega 116 veículos na região de Piracicaba e libera 104 novos leitos no Hospital Regional
Next: OBITUÁRIO | Noelia Lima Cintra, com 67 anos de idade

LEIA TAMBÉM

edinho001
  • ARARAQUARA

“A política é a arte de juntar”, diz Edinho sobre conquista da fábrica de trens para Araraquara

Redação 29 de julho de 2025
BUENO
  • ARARAQUARA

Pedágio de Bueno de Andrada arrecadou R$ 4,5 milhões em 2024

Redação 13 de junho de 2025
feminino2
  • ARARAQUARA

Araraquara terá centro de treinamento referência no futebol feminino, diz diretor da Petrobras

Redação 6 de junho de 2025
Maes_Anuncios_Região em destaque banner vertical 350 x 550 px
sc_scmb_banner_350x350px
an-dengue-IBATE-350x550
sc_scmb_banner_350x550px
drogaria2
Jornal-Ruscito-(47)-4
Jornal-Ruscito-(47)-3
Jornal-Ruscito-(47)-2
Jornal-Ruscito-(47)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
an-dengue-IBATE-350x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet

Posts recentes

  • Amanda Françozo se despede da TV Aparecida com edição especial sobre a Síndrome do Ninho Vazio
  • Lei de Bruno Zancheta amplia acesso a informações sobre manobra de desengasgo em São Carlos
  • Bicicleta é furtada de garagem de residência em Ibaté
  • Dupla invade Usina Solar, remove cabos e foge após chegada da PM em Ibaté
  • Difamação em rede social é registrada pela Polícia em Ibaté

Você pode ter perdido

amanda-despedida-1.jpg
  • IBATÉ

Amanda Françozo se despede da TV Aparecida com edição especial sobre a Síndrome do Ninho Vazio

Redação 21 de maio de 2026
BRUNO2005-1.jpg
  • SÃO CARLOS

Lei de Bruno Zancheta amplia acesso a informações sobre manobra de desengasgo em São Carlos

Redação 20 de maio de 2026
  • POLÍCIA

Bicicleta é furtada de garagem de residência em Ibaté

Redação 20 de maio de 2026
  • POLÍCIA

Dupla invade Usina Solar, remove cabos e foge após chegada da PM em Ibaté

Redação 20 de maio de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}