Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • GERAL
  • ARTIGO | O bom exemplo de Olímpia para o turismo brasileiro
  • GERAL

ARTIGO | O bom exemplo de Olímpia para o turismo brasileiro

Redação 24 de agosto de 2022
TURISMO2
Vinícius Lummertz*

Até 2009, Olímpia era um pequeno município do interior de São Paulo com 50 mil habitantes e totalmente dependente do agronegócio. Pouco mais de uma década depois, a agora Estância Turística de Olímpia se transformou em um dos principais destinos de lazer do Estado e do país, com mais de 3 milhões de visitantes por ano (uma população flutuante 50 vezes maior que a quantidade fixa de moradores).

O município tem hoje pouco mais de 55 mil habitantes, mas viu a renda e os empregos de sua população se multiplicarem. Em 2009, era apenas uma dezena de hotéis e pousadas na cidade. Hoje, Olímpia conta com a segunda maior rede hoteleira do Estado de São Paulo e quinta maior do país, superada apenas por grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Seguro e Salvador. Já são mais de 34 mil leitos disponíveis. É justamente na rede hoteleira que trabalha quase metade da população economicamente ativa da cidade.

O crescimento consistente do turismo fez com que Olímpia se tornasse o primeiro Distrito Turístico do país, em uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo, seguindo conceitos ao redor do mundo, como em Orlando, nos Estados Unidos, e Cancun, no México. Para se tornar um distrito turístico, o destino tem de apresentar um plano diretor de turismo e ser capaz de crescer de forma consistente.

Durante nossa gestão na Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, trabalhamos duramente para aprovar a lei que cria os distritos turísticos, certamente um marco fundamental para o desenvolvimento do turismo de São Paulo.

O objetivo é dar tratamento diferenciado, com um plano diretor que impede a instalação de empreendimentos que conflitem com a vocação turística. O resultado certamente será ainda mais investimentos, geração de emprego e renda. Afinal, como já escrevi neste espaço, onde há turismo, não existe desemprego.

Toda essa transformação de Olímpia começou no governo do então prefeito e atual deputado federal Geninho Zuliani, candidato a vice-governador e que agora leva a bandeira do turismo na chapa do governador Rodrigo Garcia.

Quando Geninho assumiu o governo local, Olímpia enfrentava uma crise no mercado de cana-de-açúcar, com automatização dos processos e desemprego no setor. Investir no turismo, aproveitando a estrutura de um parque temático e atraindo novos hotéis foi uma solução que mudou a história do município, que se solidificou com a continuidade do trabalho do prefeito Fernando Cunha.

A prefeitura criou um programa de capacitação profissional para os trabalhadores rurais que estavam desempregados e hoje quase metade da população local trabalha na rede hoteleira. Depois do pioneiro Thermas dos Laranjais, a cidade ganhou um novo parque aquático e muitas outras atrações. Em 2017, passou a ostentar o título oficial de “Capital Nacional do Folclore” (Lei Federal N° 13.566/2017), tendo no Museu de História e Folclore ‘Maria Olímpia’ um dos mais completos acervos sobre o tema.

Hoje, Olímpia é referência no turismo brasileiro. De uma cidade que enfrentava uma crise na agricultura local, se transformou em exemplo de administração pública eficiente e com visão de futuro. Mais do que isso, é desejo de viagem de inúmeros brasileiros, que sonham em aproveitar todos os atrativos que esse novo polo tem a oferecer. Que outros municípios brasileiros se inspirem no exemplo de Olímpia.

(*) Vinicius Lummertz é secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: ESPORTE | Ciclismo é campeão dos Jogos Regionais, em Sertãozinho
Next: COVID-19 | Ibaté não registrou nenhum caso nas últimas horas
RUSCITO4
RUSCITO3
RUSCITO2
RUSCITO1
policenter-banner-lateral
Banner-350x550
swat-(350-x-550-px)-(1)
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
acisc-pontencialize-ok
Banner-350x350
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

Elenice Aparecida Corrial
  • OBITUÁRIO

Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de Elenice Aparecida Corrial, aos 64 anos

Redação 6 de outubro de 2025
IVONE3
  • SÃO CARLOS

Ivone Zanquim participa de sessão solene que concedeu Título de Cidadão Honorário a Lindomar José Borges

Redação 6 de outubro de 2025
LUCAO0610
  • SÃO CARLOS

Projeto de Lei de Lucão Fernandes prevê sanções para estabelecimentos que venderem bebidas adulteradas

Redação 6 de outubro de 2025
CONEXAOOK
  • SÃO CARLOS

Conexão Contábil Paulista debate Reforma Tributária e impulsiona setor empresarial em São Carlos

Redação 6 de outubro de 2025

Calendário

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    

Posts recentes

  • Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de Elenice Aparecida Corrial, aos 64 anos
  • Ivone Zanquim participa de sessão solene que concedeu Título de Cidadão Honorário a Lindomar José Borges
  • Projeto de Lei de Lucão Fernandes prevê sanções para estabelecimentos que venderem bebidas adulteradas
  • Conexão Contábil Paulista debate Reforma Tributária e impulsiona setor empresarial em São Carlos
  • Santa Casa recebe Rotary Clube Bandeirantes em encontro institucional
  • Secretaria de Saúde de Ibaté realiza ação do Outubro Rosa no PSF Jardim Icaraí

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}