Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • IBATÉ

Assistência Social e Conselho Tutelar de Ibaté iniciam capacitação sobre garantia de direitos

Ciclo terá seis encontros mensais até dezembro e busca fortalecer a atuação integrada da rede de proteção a crianças e adolescentes
Redação 14 de agosto de 2026
rede1

As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Tutelar de Ibaté iniciaram, no dia 5 de agosto, um ciclo de capacitação voltado ao Sistema de Garantia de Direitos (SGD) de Crianças e Adolescentes. A formação será realizada ao longo de seis encontros mensais, com programação prevista até dezembro, e tem como objetivo aprimorar a atuação dos profissionais que integram a rede municipal de proteção.

Durante o ciclo, serão discutidos temas relacionados às atribuições do Conselho Tutelar, fiscalização e monitoramento, trabalho em rede e articulação entre os diferentes serviços e órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos. A proposta é ampliar o conhecimento técnico e favorecer uma atuação mais coordenada diante das situações que envolvem crianças e adolescentes.

A capacitação também pretende aperfeiçoar os fluxos de atendimento entre o Conselho Tutelar e os profissionais da Assistência Social. A integração entre os setores é considerada essencial para agilizar encaminhamentos, evitar sobreposição de ações e melhorar a definição de estratégias conjuntas em casos que exijam acompanhamento da rede de proteção.

Ao longo dos encontros, os participantes poderão compartilhar experiências, discutir situações do cotidiano profissional e refletir sobre os principais desafios enfrentados no atendimento. A iniciativa busca transformar esse intercâmbio em procedimentos mais claros e respostas mais efetivas na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

O Sistema de Garantia de Direitos reúne órgãos públicos e instituições responsáveis pela promoção, defesa e controle da efetivação dos direitos previstos na legislação de proteção à infância e à adolescência. Nesse contexto, a atuação articulada entre os diferentes setores é fundamental para que situações de vulnerabilidade ou violação de direitos sejam identificadas e acompanhadas adequadamente.

Com a realização do ciclo até o fim do ano, a Prefeitura de Ibaté pretende fortalecer a rede municipal de proteção e consolidar práticas integradas entre os profissionais envolvidos. A expectativa é que a qualificação contribua para um atendimento mais organizado, articulado e efetivo às crianças, adolescentes e suas famílias.

 

 


Post navigation

Previous: Saúde capacita médicos para ampliar oferta de implante contraceptivo em São Carlos
Next: Ibaté capacita profissionais da rede municipal de ensino em primeiros socorros pela Lei Lucas

LEIA TAMBÉM

romulo-ronaldo
  • IBATÉ

Candidato apoiado por Ronaldo Venturi tem baixa votação em Ibaté

Redação 5 de outubro de 2026
gilm,ar
  • IBATÉ

Gilmar Santos celebra reeleição de Marta Costa e Paulo Freire e destaca parceria com Ibaté

Redação 5 de outubro de 2026
ivani
  • IBATÉ

Ivani do Cruzado recebe 1.757 votos em Ibaté; Édison Fernando soma 299

Redação 5 de outubro de 2026
mix-lateral
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Candidato apoiado por Ronaldo Venturi tem baixa votação em Ibaté
  • Teatro leva prevenção contra a dengue às escolas municipais de São Carlos
  • ATENÇÃO COMERCIANTES: Oficina vai mapear pontos de alagamento no Centro de São Carlos
  • “Vou honrar cada voto com muito trabalho”, diz Edinho, eleito deputado federal
  • Fundo Social leva cerca de 200 crianças ao circo em São Carlos

Você pode ter perdido

romulo-ronaldo
  • IBATÉ

Candidato apoiado por Ronaldo Venturi tem baixa votação em Ibaté

Redação 5 de outubro de 2026
cacadores
  • SÃO CARLOS

Teatro leva prevenção contra a dengue às escolas municipais de São Carlos

Redação 5 de outubro de 2026
enchentes
  • SÃO CARLOS

ATENÇÃO COMERCIANTES: Oficina vai mapear pontos de alagamento no Centro de São Carlos

Redação 5 de outubro de 2026
edinho
  • REGIÃO

“Vou honrar cada voto com muito trabalho”, diz Edinho, eleito deputado federal

Redação 5 de outubro de 2026

Calendário

outubro 2026
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« set    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Candidato apoiado por Ronaldo Venturi tem baixa votação em Ibaté 5 de outubro de 2026
  • Teatro leva prevenção contra a dengue às escolas municipais de São Carlos 5 de outubro de 2026
  • ATENÇÃO COMERCIANTES: Oficina vai mapear pontos de alagamento no Centro de São Carlos 5 de outubro de 2026
  • “Vou honrar cada voto com muito trabalho”, diz Edinho, eleito deputado federal 5 de outubro de 2026
  • Fundo Social leva cerca de 200 crianças ao circo em São Carlos 5 de outubro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}