Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • GERAL
  • Câmara aprova urgência de projeto que pode anistiar participantes de atos políticos
  • GERAL

Câmara aprova urgência de projeto que pode anistiar participantes de atos políticos

Texto de relatoria será apresentado nos próximos dias e poderá ser votado direto em plenário.
Redação 18 de setembro de 2025
hugo-motta

A Câmara dos Deputados aprovou, por 311 votos a 163 e 7 abstenções, o requerimento de urgência para o Projeto de Lei 2162/23, que trata de anistia a envolvidos em manifestações de motivação política ocorridas entre 30 de outubro de 2022 e a data de eventual entrada em vigor da lei. Com a decisão, o texto poderá ser votado diretamente em plenário, sem passar por comissões. A data da deliberação final ainda não foi definida.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que um relator será escolhido nesta quinta-feira (18) para elaborar uma versão capaz de obter maioria ampla. Ele destacou que a proposta precisa buscar equilíbrio: “Tenho convicção de que a Câmara conseguirá construir uma solução que busque a pacificação nacional, o respeito às instituições e o compromisso com a legalidade, levando em conta também as condições humanitárias das pessoas envolvidas”, afirmou. Motta acrescentou que a intenção não é “apagar o passado”, mas permitir “que o presente seja reconciliado e o futuro construído em bases de diálogo e respeito”.

Disputa sobre o alcance da anistia

O texto original, de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) e outros parlamentares, previa anistia para crimes “com motivação política e/ou eleitoral ou a estes conexos, bem como aqueles definidos no Código Penal”. Essa versão, porém, não deve ser levada a plenário. Articulações de lideranças e ministros do Supremo Tribunal Federal buscam uma saída que não implique perdão amplo, e sim redução de penas para parte dos condenados.

O projeto de Crivella (PL 2162/23) se desvinculou do PL 2858/22, que tramitava na Comissão de Constituição e Justiça e propunha anistia ainda mais abrangente.

Plenário dividido

A votação da urgência expôs forte divisão. Deputados de oposição e de partidos de direita e centro-direita defenderam a anistia como caminho para a pacificação. “Se tivéssemos já votado, não teríamos perdido tantos momentos que pessoas simples perderam no convívio familiar”, disse Marcel van Hattem (Novo-RS). Gustavo Gayer (PL-GO) afirmou que “depois de dois anos de muita luta e sofrimento, finalmente chegamos a um momento que pode marcar a história do país”.

Já parlamentares da base governista reagiram com veemência. O líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), acusou os defensores da anistia de serem “cúmplices de um golpe de Estado continuado”. Para Talíria Petrone (Psol-RJ), a proposta remete à Lei da Anistia de 1979, que “fez com que setores das Forças Armadas acreditassem na possibilidade de golpe”. O vice-líder do governo, Alencar Santana (PT-SP), disse que a maioria da população é contrária ao perdão.

Próximos passos

Com a urgência aprovada, a Câmara deve conhecer nos próximos dias o parecer do relator a ser designado por Motta. Só então será marcada a votação do mérito, em sessão que promete repetir o tom acalorado da noite desta quarta-feira. O desfecho definirá se a proposta significará anistia ampla ou apenas um ajuste de penas para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro e em outros protestos de motivação política.

Com informações da Agência Câmara de Notícias


Post navigation

Previous: São Carlos passa a ter o Dia Municipal do Jiu-Jitsu Mestre Mauro Pacífico
Next: Prefeito Ronaldo Venturi anuncia atendimento médico aos sábados em ambulatório municipal

LEIA TAMBÉM

hino
  • GERAL

Nova lei torna obrigatória a execução semanal do Hino Nacional nas escolas estaduais

Redação 17 de março de 2026
frank
  • GERAL

Frank Aguiar recebe Juliana Moretto, João Lacerda e Pablo Moura no Aqui Tem Nordeste

Redação 17 de março de 2026
spfc
  • GERAL

São Paulo vence Red Bull Bragantino de virada e segue firme no Brasileirão

Redação 16 de março de 2026
Era do Gelo_Anu_350x550px
an-dengue-IBATE-350x550
350x350
drogaria2
Jornal-Ruscito-(26)-1
Jornal-Ruscito-(26)-2
Jornal-Ruscito-(26)-3
Jornal-Ruscito-(26)-4
350x550
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Startup Day 2026 terá programação voltada à inovação e empreendedorismo em São Carlos
  • Liderança religiosa declara apoio ao movimento São Carlos por Elas em visita à Câmara
  • Prefeitura de Ibaté reforça cronograma do Cata-Treco e pede colaboração da população
  • EJA em Ibaté está com matrículas abertas para jovens e adultos
  • São Carlos tem água de qualidade, mas alerta para futuro exige planejamento, diz professor Tundisi

Você pode ter perdido

startup
  • SÃO CARLOS

Startup Day 2026 terá programação voltada à inovação e empreendedorismo em São Carlos

Redação 17 de março de 2026
pastor01
  • SÃO CARLOS

Liderança religiosa declara apoio ao movimento São Carlos por Elas em visita à Câmara

Redação 17 de março de 2026
cata-treco
  • IBATÉ

Prefeitura de Ibaté reforça cronograma do Cata-Treco e pede colaboração da população

Redação 17 de março de 2026
EJA
  • IBATÉ

EJA em Ibaté está com matrículas abertas para jovens e adultos

Redação 17 de março de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}