A Câmara Municipal de Ibaté realizou, na noite desta segunda-feira (10), a 21ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, sob a presidência da vereadora Viviane Serafim Makiyama e secretariado pelo vereador Hícaro Costa. A reunião, iniciada às 18h30, contou com a presença de nove vereadores e foi marcada por aprovações unânimes, homenagens e debates sobre temas administrativos e sociais.
Destaques da sessão
Logo no início, foi aprovada — por seis votos favoráveis e dois contrários — a ata da sessão anterior, realizada em 29 de outubro. A leitura de um trecho bíblico foi feita pela presidente Viviane da ONG.
O vereador professor Hícaro apresentou uma série de requerimentos voltados à valorização dos servidores municipais e à melhoria dos serviços públicos. Entre eles, pedidos de informações à Prefeitura sobre a previsão de alteração na forma de pagamento das férias dos servidores, pagamento do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) aos agentes comunitários de saúde e de endemias, reajuste salarial e antecipação da data-base. Todos foram aprovados por unanimidade.
O parlamentar também solicitou informações sobre fixação de nomes e horários dos médicos nas unidades de saúde, além de requerer a reforma da canaleta de escoamento de águas pluviais na Rua Américo Brasiliense. Suas indicações incluíram ainda a instalação de lixeira na Escola Ernesto Spilla e comunicados no hospital municipal quando médicos estiverem em atendimento de urgência.
Projetos e indicações dos vereadores
O vereador Joninha do Mel solicitou melhorias na iluminação da praça da Horta Municipal, no Jardim Mariana. Já o vereador Val Construtor apresentou um projeto de lei instituindo a Política Municipal de Promoção ao Lazer Seguro com Pipas, encaminhado às comissões da Casa, e indicou a instalação de dois pontos de ônibus nos retornos do Jardim Cruzado, garantindo abrigo e segurança a passageiros.
Os vereadores Elizeu do Cruzado e Waldir Siqueira propuseram requerimento sobre a previsão de início das obras do poço artesiano anunciado pelo Executivo, aprovado por unanimidade. Também apresentaram indicações para a criação do Programa “Cidadão Bem Atendido”, voltado ao atendimento humanizado nos serviços públicos, e para a isenção do uso de máquinas públicas a famílias de baixa renda.
Ordem do Dia: projetos aprovados por unanimidade
Entre os projetos discutidos e aprovados durante a sessão, destacam-se:
- Instituição da “Marcha para Jesus” no Calendário Oficial de Eventos de Ibaté, proposta pelo vereador Gilmar Santos.
- Regulamentação do parcelamento de débitos inscritos em dívida ativa, enviada pela Prefeitura.
- Denominação da atual Praça dos Três Poderes como “Praça dos Três Poderes – Zé Parrella”, em homenagem ao ex-prefeito José Luiz Parrella.
- Abertura de créditos adicionais para áreas de previdência, saúde, assistência social e festividades natalinas, totalizando mais de R$ 2,2 milhões em recursos.
- Alterações em leis complementares que tratam da estrutura administrativa e da Guarda Civil Municipal.
- Primeira votação do Orçamento Municipal de 2026, também aprovada por unanimidade.
Encerramento e uso da tribuna
Durante o uso da palavra, discursaram os vereadores professor Hícaro, Gilmar Santos e Elizeu do Cruzado, abordando temas como transparência administrativa, políticas sociais e investimentos em infraestrutura.
Na explicação pessoal, utilizaram a tribuna os vereadores professor Hícaro, Ivani do Cruzado e Viviane da ONG, encerrando uma sessão produtiva e marcada pela aprovação de propostas relevantes para o desenvolvimento de Ibaté e para o fortalecimento da relação entre Legislativo, Executivo e população.

















