
A Câmara Municipal de São Carlos divulgou o resultado da consulta pública que ocorreu do dia 10 até 30 de junho para coletar a opinião da população sobre o uso de veículos de tração animal no município. A consulta pública foi realizada para auxiliar na criação de políticas públicas que considerem os direitos dos animais e os fatores sociais atrelados a essa atividade, o resultado da votação teve um número bem expressivo de 93.75% de votantes contrários e 6.25% favoráveis ao uso de animais para tração animal.
Dos votos recebidos, 54.55% eram pessoas de 40 anos ou mais, 36.36% de 25 até 39 anos, 7.95% de 18 até 24 anos e 1.14% de pessoas até 17 anos. Com um total de 97.73% de votos de moradores de São Carlos, a iniciativa buscou compreender a opinião dos cidadãos a respeito da circulação de carroças e charretes puxadas por animais como cavalos, burros e jumentos, especialmente nas áreas urbanas da cidade.
A pesquisa também considerou a escolaridade como um fator importante na votação, totalizando 28.41% de pessoas que possuem o ensino superior completo, 27.84% com o ensino superior completo com pós-graduação, 25.57% que têm o ensino médio completo, 14.2% que ainda não completaram o ensino superior, 1.7% que não terminaram o ensino médio, 1.14% que possuem o ensino fundamental completo, 0.57% que não têm instrução e 0.57% que não completaram o ensino fundamental.
O vereador Elton Carvalho, propositor da consulta, valorizou o empenho e a colaboração da comunidade e dos demais participantes, ressaltando que o engajamento coletivo foi fundamental para o sucesso da consulta. “Agradeço ao Presidente da Câmara, ao Rodrigo Venâncio e todos que colaboraram com essa consulta pública, principalmente a população. Já existe um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal que proíbe o uso de tração animal, e com o resultado dos votos ressaltamos a importância e a continuidade desse projeto”.
O presidente da Câmara, Lucão Fernandes, ressaltou a importância das respostas e da participação popular na consulta pública. “É muito gratificante entregar a análise dos votos ao vereador Elton Carvalho. A consulta pública é muito necessária, pois com o envolvimento da comunidade, a Câmara recebe um suporte valioso para tomar decisões importantes. Portanto, parabenizo a iniciativa do vereador em solicitar a contribuição dos cidadãos e fico contente em realizar essa entrega.”