Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal vai até 30/04
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal vai até 30/04

Redação 11 de abril de 2024
prefeitura02

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando até o final do mês de abril, a campanha de Prevenção do Câncer Bucal, que ocorre paralelamente com a campanha de Vacinação contra a Gripe, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e das Unidades de Saúde da Família (USF’s) de São Carlos.

Como parte da campanha, todos os dentistas e auxiliares da rede pública municipal, passaram por uma capacitação ministrada pelo Dr. Luiz Gazzi, oncologista da rede, onde foram abordados dentre outros assuntos a importância de ter um olhar clínico diferenciado para as lesões potencialmente malignas.

Segundo o oncologista Luiz Gazzi, os tumores da cavidade oral estão entre os mais incidentes na população brasileira, especialmente entre os homens consumidores de tabaco e com hábito de etilismo frequente.

Gazzi ressalta que o diagnóstico precoce é o fator principal para a cura da doença, o que representa 95% de chance, enfatiza também a importância da capacitação dos dentistas para esse diagnóstico.

“Fizemos uma capacitação junto aos profissionais de saúde bucal da Prefeitura, para alertar sobre a importância de estar atento ao surgimento de lesões, não só tipicamente tumorais, mas também aquelas que possam se tornar tumores. Na capacitação vimos alguns conceitos importantes em relação as lesões, um protocolo para que nós possamos suspeitar dos tumores de uma maneira precoce e encaminha-lo adequadamente para a realização de biópsia e para que esse paciente complete seu tratamento ficando livre da doença”.

Lilian Almeida Pinheiro, supervisora do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), explica que essa campanha acontece anualmente e como os munícipes podem acessar os serviços. “O paciente procura a unidade de saúde de sua referência, passa por uma avaliação e ser houver alguma alteração de qualquer parte da mucosa oral, ele deve ser reavaliado e se necessário é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológica, para fazer uma biópsia”, explica a supervisora, lembrando que todas as lesões em cavidade oral que permanecem por mais de 3 semanas, precisam de um olhar especial.

Ângela dos Santos, articuladora de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde, enfatiza sobre a importancia do autoexame bucal. “Conhecer sua estrutura bucal é de extrema importancia, pois caso algo esteja errado, como por exemplo uma ferida, você logo vai perceber e sempre deve lembrar que a saúde bucal está conectada diretamente à saúde geral. Não deixe de procurar seu dentista regularmente”.

Segundo Angela na Campanha do ano passado foram avaliados 4.271 pacientes com um total de 13 pacientes com diagnóstico de câncer bucal.

O câncer bucal são tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

Os principais sinais que devem ser observados são: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha), nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente.

Segundo dados de 2023, o estado de São Paulo possui o maior índice de câncer bucal do país, sendo mais comum em homens brancos com idade acima de 40 anos.

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: Prefeitura vai realizar dedetização no Mercadão Municipal
Next: APAE São Carlos recebe nova cadeira odontológica da prefeitura

LEIA TAMBÉM

lucao
  • SÃO CARLOS

Lucão Fernandes cobra ações firmes contra o feminicídio após novo caso na região

Redação 3 de fevereiro de 2026
ferraz02
  • SÃO CARLOS

Edson Ferraz propõe rua de lazer aos domingos para Esporte, Cultura e Convivência em São Carlos

Redação 3 de fevereiro de 2026
saae
  • SÃO CARLOS

SAAE informa interdição na Avenida Comendador Alfredo Maffei nesta quarta-feira

Redação 3 de fevereiro de 2026
banner_350x550
drogaria2
Jornal-Ruscito-(15)-1
Jornal-Ruscito-(15)-2
Jornal-Ruscito-(15)-3
Jornal-Ruscito-(15)-4
banner_350x350
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
funerais pet

Posts recentes

  • Papelaria Ibaté promove ação especial de volta às aulas com lazer e atrações para famílias
  • Lucão Fernandes cobra ações firmes contra o feminicídio após novo caso na região
  • Edson Ferraz propõe rua de lazer aos domingos para Esporte, Cultura e Convivência em São Carlos
  • PM flagra furto de cabos de telefonia no bairro CEAT, em São Carlos
  • Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de João Geraldo Pegoraro, aos 59 anos

Você pode ter perdido

papelaria
  • IBATÉ

Papelaria Ibaté promove ação especial de volta às aulas com lazer e atrações para famílias

Redação 3 de fevereiro de 2026
lucao
  • SÃO CARLOS

Lucão Fernandes cobra ações firmes contra o feminicídio após novo caso na região

Redação 3 de fevereiro de 2026
ferraz02
  • SÃO CARLOS

Edson Ferraz propõe rua de lazer aos domingos para Esporte, Cultura e Convivência em São Carlos

Redação 3 de fevereiro de 2026
fiostel
  • POLÍCIA

PM flagra furto de cabos de telefonia no bairro CEAT, em São Carlos

Redação 3 de fevereiro de 2026

Calendário

fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
« jan    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Papelaria Ibaté promove ação especial de volta às aulas com lazer e atrações para famílias 3 de fevereiro de 2026
  • Lucão Fernandes cobra ações firmes contra o feminicídio após novo caso na região 3 de fevereiro de 2026
  • Edson Ferraz propõe rua de lazer aos domingos para Esporte, Cultura e Convivência em São Carlos 3 de fevereiro de 2026
  • PM flagra furto de cabos de telefonia no bairro CEAT, em São Carlos 3 de fevereiro de 2026
  • Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de João Geraldo Pegoraro, aos 59 anos 3 de fevereiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}