
Durante patrulhamento preventivo realizado na manhã desta sexta-feira (1º), a equipe do Canil da Guarda Municipal de São Carlos apreendeu uma grande quantidade de entorpecentes em uma praça localizada no bairro Presidente Collor, região sul da cidade. A ação contou com o apoio da cadela farejadora K9 especializada na detecção de drogas.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, por volta das 10h40, os agentes realizavam rondas pela região quando avistaram uma mulher sentada em um banco da praça, local conhecido por movimentações ligadas ao tráfico. Ao perceber a presença da viatura, ela demonstrou nervosismo e tentou esconder algo em suas roupas.
Diante da atitude suspeita, foi realizada a abordagem com apoio de uma guarda municipal feminina. Com a jovem, de 19 anos, foram encontradas três pedras semelhantes ao crack e R$ 172 em dinheiro. Questionada, ela apresentou versões contraditórias sobre a origem dos objetos.
Durante a busca nas imediações, a cadela K9 localizou, em meio ao mato de um terreno próximo, uma sacola contendo 205 pedras de crack, 159 ependorfs com cocaína, 19 invólucros com maconha e 16 porções de “Ice”, droga sintética de alto teor.
A suspeita e os entorpecentes foram encaminhados à Central de Polícia Judiciária de São Carlos. O delegado de plantão determinou a apreensão das drogas, do celular da jovem e do dinheiro. Ela foi liberada após a lavratura de um Termo Circunstanciado (T.C.) por porte de entorpecentes.
A Guarda Municipal destacou que ações como essa reforçam a importância do trabalho de patrulhamento preventivo e da atuação da equipe do Canil no enfrentamento ao tráfico de drogas e na promoção da segurança da população.