A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), promoveu nesta sexta-feira (13) uma ação especial de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em razão do período de Carnaval. A iniciativa incluiu a distribuição gratuita de 200 kits de prevenção e orientação direta à população.
Cada kit continha preservativos, gel lubrificante, autoteste para HIV e material informativo com orientações sobre cuidados antes, durante e após o período de folia.
A mobilização ocorreu em dois locais de grande circulação de pessoas. Pela manhã, por volta das 9h, a equipe esteve na Praça do Mercado Municipal. No início da tarde, às 13h30, a ação foi realizada no Terminal Rodoviário.
Participaram da atividade a coordenadora municipal do Programa IST/AIDS, Cintia Ruggiero; a enfermeira Daniela Falcão; e a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide.

Segundo a coordenadora Cintia Ruggiero, o objetivo principal da campanha é reforçar a prevenção, especialmente neste período que antecede o Carnaval. “O objetivo da ação é trabalhar a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, o HIV e, principalmente, a sífilis, cujo número é muito alto atualmente. Para o HIV, temos várias formas de prevenção que, além do preservativo, incluem o gel lubrificante e o próprio teste”, destacou.
Diagnóstico precoce e acesso à informação
A diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, ressaltou que o período carnavalesco é estratégico para intensificar as ações de conscientização.
“Sabemos que é um momento de grande circulação de pessoas e de intensificação das interações sociais, por isso precisamos estar presentes, orientando e facilitando o acesso à informação e aos insumos de prevenção”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, reforçou que a sífilis e o HIV continuam sendo desafios relevantes de saúde pública e que a prevenção é o caminho mais eficaz.
“O autoteste para HIV amplia o acesso ao diagnóstico precoce, garantindo mais agilidade no início do tratamento, quando necessário”, explicou.

Campanhas ao longo do ano
A Secretaria informou que as ações de prevenção não se restringem ao Carnaval. Ao longo do ano, o Departamento de Vigilância em Saúde realiza campanhas temáticas, como o Julho Amarelo, voltado à prevenção das hepatites virais, além de atividades em datas estratégicas, como o Dia dos Namorados.
O Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC) está localizado na Avenida São Carlos, nº 3392, esquina com a Rua José de Alencar, no bairro Tijuco Preto. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3419-8240 ou (16) 3419-8250.
Com a ação, a Secretaria de Saúde reforça o compromisso com a prevenção e o cuidado, especialmente em períodos de maior exposição, como o Carnaval.
















