
A unidade móvel do programa “Mulheres de Peito” inicia nesta terça-feira (27), em São Carlos, a realização de mamografias gratuitas na Praça do Mercado Municipal. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, exceto feriados. Serão distribuídas 50 senhas por dia útil e 25 aos sábados.
A iniciativa, desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo, tem o objetivo de facilitar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama. A carreta permanecerá na cidade até o dia 7 de junho.
Para mulheres entre 35 e 49 anos, é necessário apresentar pedido médico do SUS, além de RG e Cartão SUS. Já o grupo de 50 a 69 anos pode fazer o exame apenas com os documentos pessoais. Acima dos 70 anos, volta a ser exigido o pedido médico.
Os exames são realizados com equipamentos digitais e as imagens ficam prontas na hora. Os laudos podem ser acessados em até 48 horas por meio de um site cujo endereço é fornecido durante o atendimento. Caso haja alterações, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS.
O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, destacou a importância da ação. “É uma grande oportunidade para que as mulheres façam a mamografia de forma prática, gratuita e com qualidade”, disse. Segundo ele, o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento.
O prefeito Netto Donato agradeceu a parceria com o governo estadual e citou o apoio do deputado Oseias de Madureira. “Já realizamos um número significativo de mamografias por meio de contratualizações, mas esse reforço é muito bem-vindo”, afirmou. Ele ressaltou que o Ambulatório Oncológico da cidade atende cerca de 300 mulheres em tratamento de câncer de mama.
[metaslider id=”126182″]
[metaslider id=”126182″]
[metaslider id=”126182″]