
Após meses de intensa circulação do vírus da dengue, São Carlos registrou apenas 11 novos casos confirmados da doença na última semana, o número mais baixo do ano até o momento. No entanto, o total de óbitos confirmados subiu para 20 em 2025, conforme dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica Municipal nesta segunda-feira (22).
Desde janeiro, foram 25.597 notificações para dengue, com 19.448 casos positivos e 6.133 descartados. Além dos 11 casos da semana mais recente, 125 diagnósticos positivos correspondem a exames de semanas anteriores, cujos resultados foram concluídos agora. Todos os casos são considerados autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município.
A boa notícia é que não há pacientes internados no momento por conta da doença. Outros 16 exames seguem em análise.
Chikungunya, Zika e Febre Amarela
Para chikungunya, foram 482 notificações, das quais 480 foram descartadas e apenas 2 confirmadas – ambas consideradas importadas, sem relação com transmissão local. Já os 439 casos suspeitos de zika foram todos descartados. Houve ainda 2 notificações de febre amarela, com um óbito confirmado.
Com isso, o município soma 21 mortes por arboviroses em 2025: 20 por dengue e 1 por febre amarela.
Perfil dos óbitos por dengue
A maioria das vítimas fatais da dengue em São Carlos eram idosos com comorbidades, residentes de diferentes bairros da cidade, como Vila Prado, Boa Vista, Jardim Tangará e Cidade Aracy. As idades variam entre 53 e 93 anos, e todos os casos apresentaram sintomas entre fevereiro e abril deste ano. A letalidade da doença reforça o alerta para a população de risco, especialmente os mais velhos e portadores de doenças crônicas.
Monitoramento e prevenção
A Prefeitura reforça que, apesar da queda nos novos casos, a atenção deve ser mantida, sobretudo quanto à eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Estamos em um momento de trégua, mas não podemos baixar a guarda. Cada recipiente com água parada pode se tornar foco do mosquito”, destacou a Secretaria de Saúde.
Equipes de controle de endemias seguem realizando vistorias e ações educativas em áreas com maior incidência da doença. A população também pode colaborar denunciando possíveis criadouros pelo canal da Ouvidoria da Saúde.
Situação Epidemiológica em 2025 – São Carlos (SP)
- Notificações de dengue: 25.597
- Casos positivos: 19.448
- Casos descartados: 6.133
- Óbitos confirmados: 20
- Pacientes internados: 0
- Chikungunya: 2 casos confirmados (importados)
- Zika: nenhum caso confirmado
- Febre amarela: 1 óbito confirmado
A Secretaria de Saúde mantém o monitoramento constante da situação e reforça que qualquer sintoma como febre, dores no corpo e manchas na pele deve ser imediatamente comunicado às unidades de saúde.