A vereadora Cidinha do Oncológico protocolou uma indicação na Câmara Municipal solicitando que a Prefeitura de São Carlos realize um estudo de viabilidade para avaliar a possibilidade de oferecer gratuitamente o medicamento Mounjaro, à base de tirzepatida, na rede municipal de saúde para o tratamento da obesidade.
Segundo a parlamentar, a proposta busca ampliar o acesso ao tratamento para pacientes que enfrentam dificuldades financeiras e não conseguem custear o medicamento na rede privada.
Cidinha destacou que o município de Urupês, no interior do Estado de São Paulo, passou neste ano a oferecer o medicamento inicialmente para pacientes que estão na fila de espera para cirurgia bariátrica e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Medicamento usado no diabetes e na obesidade
A tirzepatida é um medicamento injetável inicialmente indicado para o tratamento do diabetes tipo 2. Nos últimos anos, passou a ser utilizado também no tratamento da obesidade, pois atua em hormônios relacionados ao apetite e ao metabolismo, contribuindo para a redução de peso quando associado a mudanças no estilo de vida e acompanhamento médico.
De acordo com a vereadora, o uso do medicamento deve ocorrer apenas dentro de critérios clínicos e com acompanhamento médico, não sendo permitido o uso com finalidade estética ou fora das recomendações de saúde.
Autonomia municipal
A parlamentar também ressaltou que o Ministério da Saúde confirmou que os municípios possuem autonomia para ofertar medicamentos, vacinas e outros tratamentos na rede pública, inclusive com recursos próprios, de acordo com as necessidades da população.
Com a indicação apresentada, caberá agora à Prefeitura de São Carlos avaliar a viabilidade técnica, médica e financeira para a eventual implementação do tratamento na rede municipal de saúde.


















