Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Condenado pelos atos de 8 de janeiro, morador de São Carlos morre na Argentina
  • SÃO CARLOS

Condenado pelos atos de 8 de janeiro, morador de São Carlos morre na Argentina

José Éder Lisboa, de 57 anos, estava foragido após ser condenado pelo STF a 14 anos e seis meses de prisão; morte foi informada por associação de familiares e vítimas do 8 de janeiro
Redação 28 de março de 2026
eder

Foto: asfavfamilias

José Éder Lisboa, de 57 anos, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos de 8 de janeiro de 2023, morador de São Carlos, morreu na Argentina nesta sexta-feira, 27. A informação foi divulgada pela Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro e repercutiu nacionalmente neste sábado, 28.

Adestrador de animais, José Éder havia sido condenado a 14 anos e seis meses de prisão por cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada. Segundo a associação, ele adoeceu, ficou internado por vários dias em um hospital argentino e não resistiu.

A ligação de José Éder com São Carlos já havia sido registrada anteriormente em reportagens sobre o caso. Em 2023 e 2024, veículos da região e do interior paulista o identificaram como morador da cidade e acompanharam seus desdobramentos judiciais, incluindo a condenação no STF.

O caso volta a colocar São Carlos no noticiário nacional por conta de um dos episódios considerados mais graves da história política recente do país. A morte de um condenado pelos ataques às sedes dos Três Poderes, fora do Brasil e na condição de foragido, amplia a repercussão de um processo que ainda produz efeitos judiciais, políticos e humanos mais de três anos depois.

De acordo com balanço citado em reportagem nacional, o STF já condenou mais de 800 pessoas pelos atos de 8 de janeiro, com penas que variam de 2 a 27 anos de prisão. Ainda segundo a Corte, dezenas de condenados são considerados foragidos, e parte deles já é alvo de medidas voltadas a pedidos de extradição.

Ainda não recebemos nenhuma informação sobre o velório e sepultamento de José Éder Lisboa.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por ASFAV – Associação dos Familiares e Vítimas do 08 de janeiro (@asfavfamilias)

 

 

 


Post navigation

Previous: Operação do GGIM fiscaliza bares, emite notificações e interdita estabelecimento por irregularidades
Next: Suspeito foge ao ver viatura e abandona drogas no Jardim Cruzado, em Ibaté

LEIA TAMBÉM

lucao
  • SÃO CARLOS

Lucão Fernandes destaca novas leis federais e reforça mobilização em defesa das mulheres em São Carlos

Redação 10 de abril de 2026
TELHADO2
  • SÃO CARLOS

Secretaria de Educação inicia troca do telhado do CeMEAR no Jardim Gonzaga

Redação 10 de abril de 2026
ARVRES
  • SÃO CARLOS

São Carlos realiza audiências públicas para discutir Plano Municipal de Arborização Urbana

Redação 10 de abril de 2026
350x350
an-dengue-IBATE-350x550
drogaria2
350x550
Jornal-Ruscito-(17)-1
Jornal-Ruscito-(17)-2
Jornal-Ruscito-(17)-3
Jornal-Ruscito-(17)-4
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Operação em bares termina com preso por tráfico e série de autuações em Ibaté
  • Falecimento de Ernestina Barbatto Siviero é comunicado pela Funerária Terezinha de Jesus
  • Gilmar Santos cobra melhorias urgentes em campo de futebol do Jardim Cruzado, em Ibaté
  • Lucão Fernandes destaca novas leis federais e reforça mobilização em defesa das mulheres em São Carlos
  • Secretaria de Educação inicia troca do telhado do CeMEAR no Jardim Gonzaga

Você pode ter perdido

OPERA02
  • POLÍCIA

Operação em bares termina com preso por tráfico e série de autuações em Ibaté

Redação 11 de abril de 2026
Ernestina Barbatto Siviero
  • OBITUÁRIO

Falecimento de Ernestina Barbatto Siviero é comunicado pela Funerária Terezinha de Jesus

Redação 11 de abril de 2026
GILMAR
  • IBATÉ

Gilmar Santos cobra melhorias urgentes em campo de futebol do Jardim Cruzado, em Ibaté

Redação 11 de abril de 2026
lucao
  • SÃO CARLOS

Lucão Fernandes destaca novas leis federais e reforça mobilização em defesa das mulheres em São Carlos

Redação 10 de abril de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}