Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • CONEXIDADES | FAB apresenta projetos e estrutura para o Estado de São Paulo
  • SÃO CARLOS

CONEXIDADES | FAB apresenta projetos e estrutura para o Estado de São Paulo

Redação 8 de junho de 2019
fab004

Fotos: Paulo Melo

A Força Aérea Brasileira teve uma participação especial nos painéis do Conexidades. Com a participação de dez representantes do comando na mesa debatedora e cerca de 30 cadetes formandos na plateia, foram apresentados os dados de atuação da companhia no Estado de São Paulo, além de seus programas estratégicos e a parceria com a EMBRAER, entre outros assuntos relacionados. Abrindo o programa, o Presidente da UVESP, Sebastião Misiara, ressaltou a importância de aproximar os agentes públicos municipais da FAB. “É essencial que os prefeitos, vereadores e presidentes de associações regionais conheçam o papel da Força Aérea Brasileira. Nós estamos trazendo representantes do alto comando para que, efetivamente, mostrem a FAB para vocês. Durante o Conexidades, teremos ainda alunos das escolas de São Carlos que virão conhecer o estande e interagir com os oficiais que aqui estão”, disse.

Em seguida, o Tenente Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, abordou a necessidade da atuação da FAB no Estado. “São Paulo pode ser a locomotiva para levar o país onde podemos chegar e eu confio na indústria de aviação brasileira para fazer parte desse futuro”, comentou.

Ainda sobre essa temática, Cury destacou que o país precisa retomar a área de produção das partes do avião, com a indústria de supply chain, para competir com importantes mercados, como o México. “Esse mercado agrega valor, dá dinheiro e gera empregos. O importante é gerarmos empregos de qualidade”, reforçou.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica também falou da força que representa a participação no Estado: “nosso maior objetivo hoje é mostrar a nossa missão e sua atuação no Estado de São Paulo. O Estado é a porta de entrada para o Brasil e não pode deixar de ter uma força aérea elencada em seu cenário”. E apresentou ainda alguns dados importantes que representam a força do Estado e a necessidade da Força Aérea atuar de forma intensa na localidade. Cerca de 86% dos investimentos em pesquisa do país estão em São Paulo, assim como 96% de toda a produção aeronáutica do Brasil.

A FAB conta, hoje, com a chamada “cidade força aérea” no Estado de São Paulo, que engloba quatro cidades – São José dos Campos, Guaratinguetá, Pirassununga e a capital – formando, no total, uma população de 124 mil pessoas. “A nossa participação na economia do Estado é muito forte. Se nós fossemos um município em São Paulo, estaríamos bem representados, tanto em população, quanto em investimentos”, comentou Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno.

Cada guarnição tem uma estrutura diferente, com suas particularidades e atividades específicas. Em Guaratinguetá, por exemplo, onde está a Escola de Especialistas da Aeronáutica, a cidade força aérea abriga cerca de 10 mil pessoas, entre militares e suas famílias, e injeta, mensalmente, 35 milhões de reais na economia local. A escola tem capacidade para mais de dois mil alunos e oferece cursos em 28 especialidades. Além dos gastos que são realizados na cidade, a guarnição rende importantes impactos sociais como a preservação histórica das instalações, ações de apoio à saúde, uso de espaços da escola, eventos cívicos, projeto Soldado Cidadão, Projeto Patriotismo, entre outros.

Participaram ainda deste painel: o Tenente Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Samir Gardini, Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de São Carlos, o Coronel Aviador Anderson da Costa Turola, Chefe do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo, o Brigadeiro do Ar Paulo César Andari, chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, o Coronel Aviador José Renato de Araújo Costa, Diretor do Instituto de Fomento Industrial da Aeronáutica, o Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, Comandante da Academia da Força Aérea, o Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, Comandante da Escola de Especialistas da Aeronáutica e o Major Brigadeiro do Ar Sérgio de Matos Mello, Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica.

No final da apresentação, o prefeito Airton Garcia recebeu da Força Aérea Brasileira um boné oficial.

[sp_wpcarousel id=”41289″]

 


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Inscrições para Festival Trânsito Mais Seguro foram prorrogadas
Next: CONEXIDADES | Vice-governador participa de painel “Habitação: Transformando comunidades”

LEIA TAMBÉM

pesc
  • SÃO CARLOS

Parque Ecológico de São Carlos permanece fechado neste domingo após chuva intensa

Redação 8 de fevereiro de 2026
GREMIO01
  • SÃO CARLOS

Grêmio São-Carlense vence o Nacional e assume a liderança do Paulistão A4

Redação 8 de fevereiro de 2026
enchentes
  • SÃO CARLOS

Chuva intensa provoca alagamentos pontuais em São Carlos, mas sistema de drenagem reduz impactos

Redação 8 de fevereiro de 2026
banner_350x550
drogaria2
banner_350x350
Jornal-Ruscito-(15)-1
Jornal-Ruscito-(15)-2
Jornal-Ruscito-(15)-3
Jornal-Ruscito-(15)-4
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
funerais pet

Posts recentes

  • Enxurrada provoca colapso de ponte em estrada rural de Ibaté
  • Parque Ecológico de São Carlos permanece fechado neste domingo após chuva intensa
  • Gilmar Santos participa da inauguração da Unidade de Fisioterapia Dorival Flaminio de Britto em Ibaté
  • Funerais Pet comunica falecimento do gatinho Theodoro Gomes, em São Carlos
  • Grêmio São-Carlense vence o Nacional e assume a liderança do Paulistão A4

Você pode ter perdido

base fotos site (1200 x 800 px)_20260208_110827_0000
  • IBATÉ

Enxurrada provoca colapso de ponte em estrada rural de Ibaté

Redação 8 de fevereiro de 2026
pesc
  • SÃO CARLOS

Parque Ecológico de São Carlos permanece fechado neste domingo após chuva intensa

Redação 8 de fevereiro de 2026
gilmar-saude
  • IBATÉ

Gilmar Santos participa da inauguração da Unidade de Fisioterapia Dorival Flaminio de Britto em Ibaté

Redação 8 de fevereiro de 2026
gatinho Theodoro Gomes
  • FUNERAIS PET

Funerais Pet comunica falecimento do gatinho Theodoro Gomes, em São Carlos

Redação 8 de fevereiro de 2026

Calendário

fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
« jan    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Enxurrada provoca colapso de ponte em estrada rural de Ibaté 8 de fevereiro de 2026
  • Parque Ecológico de São Carlos permanece fechado neste domingo após chuva intensa 8 de fevereiro de 2026
  • Gilmar Santos participa da inauguração da Unidade de Fisioterapia Dorival Flaminio de Britto em Ibaté 8 de fevereiro de 2026
  • Funerais Pet comunica falecimento do gatinho Theodoro Gomes, em São Carlos 8 de fevereiro de 2026
  • Grêmio São-Carlense vence o Nacional e assume a liderança do Paulistão A4 8 de fevereiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}