
O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 9 de agosto, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
Araraquara e os outros 23 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde – DRS/ 03 permanecem na fase amarela do Plano São Paulo, de acordo com a 10ª atualização de fases anunciada na sexta-feira pelo governo do Estado de São Paulo. O DRS de Araraquara foi classificado na fase amarela no último dia 24 de julho.
A manutenção nesta fase se deu com base no bom desempenho do DRS de Araraquara nos indicadores que avaliam a capacidade hospitalar e a evolução da doença nos 24 municípios que o compõem.
De acordo com indicadores do Governo do Estado, o DRS de Araraquara registra 34,9% de taxa de ocupação de leitos de UTI/Covid e 15,1 leitos Covid por 100 mil habitantes. No quesito evolução da epidemia, a variação do número de casos está em 0,97. Já a variação no número de internações é de 1.07 ou 54 internações por 100 mil habitantes, com classificação amarela. E a variação no número de óbitos é de 0,69 ou 2.7 óbitos por 100 mil habitantes.
O Comitê reforça que, independentemente da classificação no Plano São Paulo, é importante que a população permaneça atenta aos riscos de contágio da doença, mantendo as medidas protetivas. O setor econômico também deve continuar fazendo sua parte, cumprindo rigorosamente os protocolos sanitários determinados pelo decreto municipal publicado nesta semana.
O Comitê chama a atenção da população neste dia dos Pais, data em que tradicionalmente as famílias se reúnem, para o risco de transmissão do Coronavírus em momentos de confraternização e encontros familiares. É preciso agir com respeito e responsabilidade, porque o risco e a pandemia impõem atenção redobrada com a segurança dos idosos e a maior prova de amor que podemos dar é o cuidado.
Situação Epidemiológica
Araraquara registrou mais 52 casos de Covid-19. Portanto, hoje, dia 9 de agosto, são 2.339 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 344 permanecem em quarentena e 1.974 já saíram. Aguardam resultado de exames 105 amostras.
Hoje, 78 pacientes estão internados. Destes, 59 estão em enfermaria – 11 suspeitos e 48 casos confirmados. E 19 pacientes estão internados em UTI – 10 suspeitos e 9 confirmados. Do total de 78 internados, 59 são moradores de Araraquara e 19 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Hoje, no município de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 60,2% e de leitos de UTI é de 29,23%.
Foram notificados, até o momento, 21 óbitos decorrentes de Coronavírus. O mais recente trata-se de um homem de 80 anos, com múltiplas comorbidades, que estava internado em hospital da região desde o dia 30 de julho. Há o registro de 1 óbito suspeito, que continua sendo investigado.
Os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.
[metaslider id=30268]
[metaslider id=30268]