
O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta quarta-feira, 22 de abril, para novas deliberações sobre medidas de combate à transmissão do COVID-19 (Coronavírus).
Tendo em vista as deliberações tomadas nesta reunião do Comitê, fica definida a obrigatoriedade do uso de máscaras a toda a população que necessitar sair de casa para trabalhar, para fazer compras em supermercados, farmácias e demais estabelecimentos comerciais essenciais, e também que necessitar fazer uso do transporte público coletivo.
A orientação é que as pessoas usem máscaras caseiras e deixem os equipamentos de proteção específicos para os profissionais da saúde.
O Comitê continua defendendo a importância do isolamento social e a higienização pessoal correta para a contenção e enfrentamento do Covid-19 e também ressalta que o uso das máscaras não é suficiente para evitar a transmissão da doença.
No entanto, estudos mostram que a máscara funciona como uma barreira física para essas partículas maiores, reduzindo o risco de contaminação. Dessa forma, considerando as pessoas que precisam sair para trabalhar e para fazer compras de primeira necessidade, fica então determinado o uso obrigatório das máscaras caseiras.
Transporte público
O Comitê de Contingência do Coronavírus determinou ao Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE) que seja realizada higienização necessária para enfrentamento do Coronavírus no Terminal Central de Integração, no Terminal Rodoviário e nas UPAs do Município.
A higienização nestes espaços de concentração de pessoas deve ser diária e seguir as especificações das autoridades de saúde para garantir sua eficácia no enfrentamento do Coronavírus.
Também como arma de contenção da disseminação da doença, o Comitê determina que o Consórcio Araraquara de Transportes (CTA) e a Coordenadoria Municipal de Mobilidade Urbana deverão empregar medidas que evitem aglomerações de pessoas no transporte público coletivo, principalmente nos horários de pico. Além disso, deverão promover a higienização adequada dos usuários do transporte coletivo, disponibilizando álcool em gel no interior dos veículos e no TCI, assim como deverão fiscalizar a obrigatoriedade do uso de máscaras caseiras pelos usuários.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
Araraquara contabiliza hoje 140 casos notificados de Coronavírus, sendo que, destes, 55 foram confirmados, 71 foram descartados e 14 casos seguem sendo monitorados e aguardando resultado de exames.
Dos 140 casos notificados, 87 pessoas foram internadas. Dessas, 52 já receberam alta e 24 permanecem internadas.
Foram notificados, até o momento, 11 óbitos suspeitos, sendo que 7 já foram descartados por exame, 3 foram confirmados e 1 aguarda resultado de exame.
Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
BAIRROS COM CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS
- Jardim Adalberto Roxo
- Jardim América
- Centro
- Distrito Industrial
- Jardim das Estações
- Jardim Dumont
- Jardim Europa
- Jardim Flamboyant
- Jardim Hortênsias
- Jardim Iedda
- Jardim Igaçaba
- Jardim Iguatemi
- Jardim Imperador
- Jardim Itália
- Jardim Pinheiros
- Jardim Roberto Selmi Dei
- Jardim Santa Lúcia
- Jardim Serra Azul
- Jardim Viaduto
- Jardim Yolanda Ópice
- Residencial dos Oitis (Iguatemi)
- Parque das Laranjeiras
- Parque Gramado
- Quitandinha
- Santa Angelina
- Santana
- Vila Melhado
- Vila Nice
- Vila Suconasa
- Vila Xavier
Assentamento Bela Vista
Informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br, bem como nas mídias sociais oficiais da Prefeitura (Facebook e Instagram).
[metaslider id=30268]
[metaslider id=30268]