Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • ARARAQUARA
  • COVID-19 | Butantan anuncia rede de transfusão de plasma com início em Araraquara e Santos
  • ARARAQUARA

COVID-19 | Butantan anuncia rede de transfusão de plasma com início em Araraquara e Santos

Redação 26 de março de 2021
EDINHOBUTANTAN
Tratamento utilizará plasma sanguíneo com anticorpos de pacientes curados em pacientes recém-infectados pelo coronavírus; objetivo é estimular a resposta do organismo e evitar casos graves

 

O Governo do Estado e o Instituto Butantan anunciaram nesta sexta-feira (26) que Araraquara e Santos integram uma fase experimental de um novo tratamento para a Covid-19: uma rede de transfusão de plasma sanguíneo convalescente.

O prefeito Edinho participou da entrevista coletiva de anúncio da parceria, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Prefeitura e Butantan já trabalhavam no desenvolvimento do projeto, que agora foi formalizado.

A entrevista coletiva teve presenças do vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM), do presidente do Butantan, Dimas Covas, do prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), além de secretários estaduais e integrantes do Centro de Contingência do Coronavírus.

O novo tratamento funciona assim: o plasma (parte líquida do sangue) é retirado de uma pessoa que se curou da Covid-19 e aplicado em um paciente que está infectado. Os anticorpos do plasma estimulam o organismo a se defender da doença, reduzindo os casos mais graves e óbitos causados pela Covid-19.

“É no plasma que se concentram os anticorpos. Ele vai funcionar como uma ‘vacina imediata'”, explicou o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.

O plasma será utilizado em pacientes com mais de 60 anos, com comorbidades ou imunossuprimidos, e em até 72 horas do início dos sintomas.

Para doar o plasma, a pessoa precisa ter se recuperado da Covid-19 há pelo menos 30 dias, ter boas condições de saúde no momento da doação, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg.

“Agradeço muito ao Dimas Covas, a todo Instituto Butantan e ao Governo do Estado por essa parceria que irá reduzir casos graves e óbitos causados pela Covid-19. Araraquara é muito grata por esse reconhecimento ao nosso trabalho. É a ciência salvando vidas. É um projeto piloto e que estamos vendo que dará resultados e será estendido ao estado de São Paulo”, afirmou o prefeito Edinho.

Além do Butantan, a implantação do tratamento com plasma será realizada em parceria com o Hemonúcleo Regional de Araraquara, vinculado à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, e terá apoio da Agência Transfusional da Unimed Araraquara.

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: IBATÉ | Prefeito José Luiz Parella recebe a primeira dose da Coronavac/Butantan
Next: COVID | São Carlos confirma circulação da CEPA Brasileira do novo coronavírus

LEIA TAMBÉM

edinho001
  • ARARAQUARA

“A política é a arte de juntar”, diz Edinho sobre conquista da fábrica de trens para Araraquara

Redação 29 de julho de 2025
BUENO
  • ARARAQUARA

Pedágio de Bueno de Andrada arrecadou R$ 4,5 milhões em 2024

Redação 13 de junho de 2025
feminino2
  • ARARAQUARA

Araraquara terá centro de treinamento referência no futebol feminino, diz diretor da Petrobras

Redação 6 de junho de 2025
Era do Gelo_Anu_350x550px
an-dengue-IBATE-350x550
350x350
drogaria2
Jornal-Ruscito-(26)-1
Jornal-Ruscito-(26)-2
Jornal-Ruscito-(26)-3
Jornal-Ruscito-(26)-4
350x550
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Funerais Pet registra morte da cachorrinha Nala, em São Carlos
  • Val Construtor acompanha operação tapa-buracos ao lado do prefeito no bairro Popular
  • Zona leste e região central seguem com serviços de zeladoria em São Carlos
  • Startup Day 2026 terá programação voltada à inovação e empreendedorismo em São Carlos
  • Liderança religiosa declara apoio ao movimento São Carlos por Elas em visita à Câmara

Você pode ter perdido

nala
  • FUNERAIS PET

Funerais Pet registra morte da cachorrinha Nala, em São Carlos

Redação 18 de março de 2026
val-ronaldo
  • IBATÉ

Val Construtor acompanha operação tapa-buracos ao lado do prefeito no bairro Popular

Redação 17 de março de 2026
bonita02
  • SÃO CARLOS

Zona leste e região central seguem com serviços de zeladoria em São Carlos

Redação 17 de março de 2026
startup
  • SÃO CARLOS

Startup Day 2026 terá programação voltada à inovação e empreendedorismo em São Carlos

Redação 17 de março de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}