Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • GERAL
  • COVID-19 | Reitores de universidades públicas de SP debatem os desafios da pandemia
  • GERAL

COVID-19 | Reitores de universidades públicas de SP debatem os desafios da pandemia

Redação 18 de junho de 2020
REITORES

A pandemia de COVID-19 e o isolamento social colocaram um duplo desafio para as universidades públicas paulistas: exigiram que elas mobilizassem todos os recursos de pesquisa para responder a uma demanda urgente de saúde e, ao mesmo tempo, reorientassem a formação presencial de alunos para o ensino a distância.

Na Universidade de São Paulo (USP), cerca de 200 grupos de pesquisas de diversas áreas do conhecimento iniciaram estudos relacionados à doença, enquanto a instituição rapidamente redirecionava 90% das disciplinas para o ensino a distância, de acordo com o reitor Vahan Agopyan.

“Em duas semanas, passamos a oferecer quase todas as disciplinas remotamente, de aulas a estudo de caso. Na pesquisa, reuniram-se grupos que nunca tinham trabalhado juntos e laboratórios se uniram para fazer diagnósticos. Aprendemos a multidisciplinaridade”, afirmou em reportagem publicada pela Agência Fapesp.

Agopyan e os reitores de outras cinco universidade públicas estaduais e federais participaram nesta segunda-feira (15) do webinar “As crises de 2020 e a nova era em construção”, que inaugurou o 3º Fórum Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, organizado no âmbito do projeto “Indicadores de desempenho nas universidades paulistas”, vinculado ao Programa Fapesp de Pesquisa em Políticas Públicas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A programação do 3º Fórum prevê a realização de outros cinco seminários online até o dia 18 de junho.

Força-tarefa

Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a resposta também foi rápida: além de mobilizar uma força-tarefa para pesquisas e implementar aulas virtuais, a instituição organizou, em uma semana, a campanha Unicamp Solidária, que angariou entre parceiros mais de R$ 1 milhão a serem convertidos em cestas básicas e em tecnologias como, por exemplo, um aplicativo para a avaliação de vulnerabilidades sociais, contou o reitor Marcelo Knobel.

“A universidade pública estava sendo atacada e tínhamos que manter posição de defesa. A pandemia nos ofereceu a oportunidade de estreitar laços com a sociedade”, avaliou o reitor.

A Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) também adotou o ensino remoto em suas 34 unidades e nos três centros administrativos espalhados por todo o estado, disse o reitor Sandro Valentini. “As universidades caminharão para o ensino híbrido no pós-pandemia”, previu.

A Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), além de digitalizar suas atividades, criou um comitê de enfrentamento da pandemia e buscou convergir projetos de pesquisa para o enfrentamento da doença, de acordo com a reitora Soraya Soubhi Smaili. “Hoje temos 100 projetos de pesquisa voltados para o enfrentamento da COVID-19”, salientou.

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) trocou as aulas presenciais por atividades remotas, criou um calendário suplementar para estágios de conclusão de curso e direcionou a pesquisa para atender aos desafios da doença. “Oferecemos à comunidade testes, produzimos protetores faciais, desenvolvemos projetos de respiradores, cartilhas e apoiamos grupos em isolamento e empresas em dificuldades”, elencou a reitora Wanda Machado Hoffmann.

Na Universidade Federal do ABC (UFABC), um dos desafios foi incluir parte dos alunos no programa de educação digital. “Mapeamos e estabelecemos auxílio emergencial para promover a inclusão digital”, afirmou o reitor Dácio Matheus.

‘Nova era’

Jacques Marcovitch, pesquisador responsável pelo projeto “Indicadores de desempenho nas universidades paulistas”, prevê que as crises de 2020 – sanitária, econômica, política e social – conduzirão o Brasil para uma “nova era”. “O imprevisível será parte de nosso futuro”, disse. Ele perguntou aos reitores como cada um deles vê a “nova era” em formação.

Knobel, da Unicamp, acredita que as ferramentas de comunicação online vieram para ficar. “Na questão educação, evoluiremos para o ensino híbrido”, enfatizou.

“Será impossível planejar o ensino sem incluir uma nova visão de formação de alunos”, disse Agopyan, da USP. “Como universidade de pesquisa temos obrigação de fazer o remoto em ambiente de pesquisa. Apesar da redução da mobilidade, a globalização continuará com muita ênfase.” Para Valentini, da Unesp, as instituições terão que ser “mais leves e ágeis”. “A mobilidade virtual será uma destas ferramentas”, pontuou.

A “conscientização do protagonismo da ciência e da tecnologia” será uma das lições para o futuro, disse Hoffmann. “Teremos que usar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida e a sustentabilidade. A pandemia colocou a economia financeira sob o jugo da economia real e das leis da natureza”, completou Matheus, da UFABC.

Para Smaili, a contribuição da Unifesp para o futuro se traduz nas pesquisas clínicas que a universidade começa a realizar com duas vacinas contra a COVID-19, desenvolvidas pela Universidade de Oxford e pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas da Itália.

“O Brasil não foi escolhido por acaso ou porque a pandemia aqui está em ascensão. Foi escolhido porque temos capacidade instalada para dar resposta à sociedade. Esta será a contribuição para a nova era”, disse.

 

 

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: SAÚDE | HU-UFSCar fará testes de COVID-19 da população de São Carlos
Next: GERAL | Estado envia mais 129 respiradores para cidades do interior e litoral
Jornal-Ruscito-(6)-1
Jornal-Ruscito-(6)-2
Jornal-Ruscito-(6)-3
Jornal-Ruscito-(6)-4
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x550px
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

gcm2508
  • POLÍCIA

Mulher é detida por tráfico de drogas pela Guarda Municipal de Ibaté

Redação 25 de agosto de 2025
valconstrutor
  • IBATÉ

Projeto de Val Construtor que garante vagas de estacionamento para pessoas com autismo é aprovado

Redação 25 de agosto de 2025
VACINA2508
  • SÃO CARLOS

São Carlos promove plantão especial de vacinação contra HPV neste sábado

Redação 25 de agosto de 2025
familiaa07
  • IBATÉ

Sábado Letivo: cultura, folclore e diversão em família nas escolas municipais

Redação 25 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
« jul    

Posts recentes

  • Mulher é detida por tráfico de drogas pela Guarda Municipal de Ibaté
  • Projeto de Val Construtor que garante vagas de estacionamento para pessoas com autismo é aprovado
  • São Carlos promove plantão especial de vacinação contra HPV neste sábado
  • Sábado Letivo: cultura, folclore e diversão em família nas escolas municipais
  • Prefeitura de São Carlos projeta expansão da rede municipal de ensino
  • Prefeito interino participa de plantio de araucárias em homenagem a mães que sofreram perda gestacional

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}