
O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 8 de outubro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
A Unicesumar, que tem sede em Maringá e um polo de ensino à distância (EAD) em Araraquara, está realizando hoje e amanhã, dias 8 e 9 de outubro, das 9h às 18h, uma nova campanha solidária na cidade para arrecadar alimentos e itens de higiene pessoal e de limpeza em troca de livros.
Com apoio do Fundo Social e no sistema drive-thru, a ação da Universidade está sendo realizada no Parque Infantil, na Avenida São Geraldo.
Via Rede de Solidariedade, todos os produtos arrecadados serão destinados a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade econômica no município.
E também hoje, dia 8, uma equipe do Exército Brasileiro está em Araraquara realizando sanitização no Terminal Central de Integração (TCI), Terminal Rodoviário, UPAs Central e Valle Verde, Polo de Atendimento na UPA da Vila Xavier e Hospital da Solidariedade. O trabalho deve se estender até o período da tarde.
A medida faz parte das ações de enfrentamento da Covid-19 no município e reforça o procedimento de sanitização que é realizado pelos menos duas vezes por semana pela Prefeitura Municipal, com apoio da Vigilância em Saúde e do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae).
Situação Epidemiológica
Araraquara registrou nesta quinta-feira, dia 8 de outubro, mais 43 casos de Coronavírus, o equivalente a 30% das 146 amostras analisadas. Portanto, agora, são 4.768 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 210 permanecem em quarentena e 4.507 já saíram. Aguardam resultado de exames 200 amostras.
Hoje, 50 pacientes estão internados. Destes, 37 estão em enfermaria – 9 suspeitos e 28 confirmados. E 13 estão na UTI – 1 suspeito e 12 confirmados. Do total de 50 internados, 37 são moradores de Araraquara e 13 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 38% de leitos de enfermaria e 23% de UTI.
Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 40% na enfermaria e 50% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 70% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 17 pacientes internados.
Foram notificados, até o momento, 51 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de idosa de 69 anos, com comorbidades, que estava internada em hospital público desde 7 de setembro. E 3 óbitos suspeitos continuam sendo investigados.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.
[metaslider id=30268]
[metaslider id=30268]