
O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste feriado de segunda-feira, dia 12 de outubro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
O município inicia mais uma semana na fase amarela do Plano São Paulo, instrumento utilizado pelo Governo do Estado de São Paulo para nortear a flexibilização das atividades econômicas dos municípios paulistas.
Continua vigorando, portanto, o decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública, com todas as regras e protocolos sanitários estabelecidos no documento.
Araraquara encerrou a semana passada com média móvel de 46 novos casos diários de Covid-19.
O Comitê continua com a avaliação diária da evolução da doença na cidade, com foco no número de novos casos, na capacidade de leitos hospitalares e no número de óbitos. É importante ressaltar que o vírus continua circulando e é muito importante que a população mantenha as medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades de Saúde.
E os feriados são sempre motivos de alerta, já que muitas pessoas relaxam com o isolamento social e se colocando em risco. É importante continuar alerta, utilizando máscaras em locais públicos, mantendo distanciamento e higienizando sempre as mãos. As pessoas do grupo de risco devem permanecer isolados.
A força-tarefa de fiscalização da Prefeitura, que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, com apoio da Polícia Militar, continua nas ruas neste feriado, com o objetivo de garantir o cumprimento do decreto municipal.
Este trabalho tem como objetivo conter a transmissão da Covid-19, mas somente dará resultado se a população se conscientizar e também fazer a sua parte.
Situação Epidemiológica
Araraquara registrou nesta segunda-feira, dia 12 de outubro, mais 34 casos de Coronavírus, o equivalente a 30% das 130 amostras analisadas. Portanto, agora, são 4.959 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 234 permanecem em quarentena e 4.670 já saíram. Aguardam resultado de exames 120 amostras.
Hoje, 53 pacientes estão internados. Destes, 39 estão em enfermaria – 09 suspeitos e 30 confirmados. E 14 estão na UTI – 3 suspeitos e 11 confirmados. Do total de 53 internados, 45 são moradores de Araraquara e 8 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 39% de leitos de enfermaria e 25% de UTI.
Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 50% na enfermaria e 30% na UTI. No Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 90% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 17 pacientes internados.
Foram notificados, até o momento, 55 óbitos decorrentes de Coronavírus. Um homem de 58 anos, com comorbidades, que estava internado na Santa Casa de São Carlos desde o dia 11 de setembro, uma idosa de 82 anos, com comorbidades, que estava internada na rede particular da nossa cidade desde 24 de setembro e um idoso de 95 anos, que internou em estado grave na noite de ontem, também na rede particular de Araraquara, foram os casos de óbitos mais recentes registrados. Há 1 óbito suspeito que está sendo investigado.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.
[metaslider id=30268]
[metaslider id=30268]