
O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 10 de outubro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
Sábado é dia de solidariedade. Por isso, o Comitê reforça sempre o apelo para que as pessoas continuem colaborando com a Rede de Solidariedade do Município e doando alimentos e produtos de higiene pessoal e de limpeza, além de rações para cães, gatos e pássaros.
Essa parceria com a população tem sido fundamental para o atendimento da demanda da Rede de Solidariedade, formada por famílias em vulnerabilidade que tiveram a situação econômica agravada pela pandemia do novo Coronavírus. A Rede de Solidariedade funciona pelo telefone 0800-773-1145, que recebe ligações das 8h às 18h, inclusive nos finais de semana.
Hoje, das 9 às 15 horas, estará ocorrendo ação solidária para arrecadação de produtos de higiene pessoal, nas unidades da rede DrogaVen, localizadas na Rua Nove de Julho, no 2.200; Alameda Paulista, 1.550; Bento de Abreu, 374, e Sete de Setembro, 1386. A campanha foi idealizada nas redes sociais por um grupo de jovens estudantes de Araraquara, em parceria com o Fundo de Solidariedade.
E, além das campanhas realizadas principalmente nos finais de semana, a Casa dos Conselhos, na região central da cidade, tornou-se um ponto permanente para receber doações.
Quem quiser ou puder contribuir com doações de alimentos, itens de higiene e limpeza e ração animal pode procurar pela Casa dos Conselhos, localizada na Avenida Portugal, 583, entre as ruas Rua 4 e 5, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para mais informações, o telefone da Casa dos Conselhos é o 3305-5660, além do WatsApp (16) 99643-0705.
Situação Epidemiológica
Araraquara registrou neste sábado, dia 10 de outubro, mais 68 casos de Coronavírus, o equivalente a 32% das 209 amostras analisadas. Portanto, agora, são 4.877 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 235 permanecem em quarentena e 4.591 já saíram. Aguardam resultado de exames 195 amostras.
Hoje, 64 pacientes estão internados. Destes, 46 estão em enfermaria – 10 suspeitos e 36 confirmados. E 18 estão na UTI – 3 suspeitos e 15 confirmados. Do total de 64 internados, 52 são moradores de Araraquara e 12 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 47% de leitos de enfermaria e 32% de UTI.
Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 70% na enfermaria e 60% na UTI. No Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 90% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 21 pacientes internados em enfermaria e 3 em UTI, totalizando 24 internações.
Foram notificados, até o momento, 51 óbitos decorrentes de Coronavírus. Dos 3 óbitos suspeitos que estavam em investigação, 2 foram descartados. Mais um 1 óbito suspeito, ocorrido na noite de ontem na UPA, está sendo investigado.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.
[metaslider id=30268]
[metaslider id=30268]