Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • GERAL
  • COVID | SP realiza vacinação em comunidade quilombola do ‘Vale do Futuro’
  • GERAL

COVID | SP realiza vacinação em comunidade quilombola do ‘Vale do Futuro’

Redação 23 de janeiro de 2021
DORIA-QUILOMBOLA
Benedita, 77, e Benedito, 66, foram os dois primeiros quilombolas da comunidade Ivaporunduva vacinados na manhã deste sábado (23)

 

O Governador João Doria participou da vacinação contra COVID-19 na comunidade Quilombo Ivaporunduva, em Eldorado, cidade do Vale do Ribeira – o “Vale do Futuro”.

“Os quilombolas serão vacinados, assim como os indígenas. É um ato humanitário, é um gesto correto da ciência e da saúde imunizar os indígenas do nosso Estado e a comunidade quilombola”, disse Doria.

A primeira a receber a dose do imunizante foi a Sra. Benedita que aos 77 anos, mantém o bom humor e a positividade. “Nós queremos saúde. Já estamos cansados desse combate da doença. Sinto saudade de quando podia estar na igreja, rezando, ir na casa dos amigos. Agora é mais difícil, tem que usar máscara e álcool”, comenta dona Benedita, sorrindo por trás da máscara e segurando uma sacola plástica com um vidro de álcool na mão.

Ela mora com dois filhos e três netos, e minutos antes da vacina, contou ao Governador o “segredo da vida”: “eu não esquento a cabeça, não. E quero chegar aos cem”, afirma.

“Ditão”, como é conhecido o Sr. Benedito Alves da Silva, foi vacinado na sequência. Ele completará 66 anos no dia 11 de fevereiro e foi aplaudido antecipadamente pelo aniversário. Integra a coordenação da associação da comunidade e destaca a relevância da iniciativa.

“É muito importante essa vacina, não só para o Quilombo de Ivaparunduva, mas para todas as comunidades quilombolas do nosso estado. É uma doença devastadora. Então, é muito importante que essa vacina venha para a gente poder retomar o nosso trabalho, a nossa roça, a nossa conversa no final da tarde”.

Localizada numa área de 2,8 mil hectares onde predomina o cultivo de bananas orgânicas, a comunidade possui cerca de 300 quilombolas com mais de 18 anos imunizados por meio desta iniciativa, que mobiliza 15 profissionais de Enfermagem da rede pública de saúde.

O Governo de São Paulo determinou a inclusão dos quilombolas entre os grupos prioritários da primeira fase do Plano Estadual de Imunização (PEI), do Governo do Estado de São Paulo. Este público não estava previsto pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, para a etapa inicial da campanha.

À região do Vale do Ribeira, foram enviadas 2,7 mil doses para início da campanha. Neste primeiro momento, profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas receberão as doses, com o apoio de equipes da atenção primária do SUS, segundo as estratégias adequadas ao cenário local.

No Vale, os serviços de saúde municipais são responsáveis pelas estratégias de vacinação para alcançar mais de mil famílias de comunidades quilombolas localizadas nos municípios de Iporanga, Cananéia, Itaoca, Barra do Turvo, Miracatu, Iguape, Eldorado, Jacupiranga e Registro.

A divisão das grades para as 645 cidades de SP foi baseada no quantitativo proporcional de vacinas previsto para São Paulo conforme o PNI. O total de 1,5 milhão de doses é a referência para trabalhadores de saúde baseado na última campanha de vacinação contra a gripe. Esta mesma referência é utilizada para cálculo das grades regionais e para cada cidade.

A campanha de imunização contra a COVID-19 em São Paulo será desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal. À medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a COVID-19 serão divulgadas pelo Governo de São Paulo.

Vacinômetro

A Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo lançou o “Vacinômetro”, ferramenta digital, desenvolvida em parceria com a Prodesp, que permite a qualquer pessoa acompanhar em tempo real o número de vacinados no estado. O “Vacinômetro” está disponível no portal do Governo de São Paulo (https://www.saopaulo.sp.gov.br/).

A ferramenta será alimentada diretamente com as informações do “Vacivida”, plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra a COVID-19. Para garantir ainda mais transparência ao processo de imunização, os posts dos perfis oficiais do Governo do Estado de São Paulo também irão repercutir, diariamente, o número de vacinados no estado com base nos dados atualizados do “Vacinômetro”.

 

 

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: SAÚDE | Lucão Fernandes questiona se São Carlos tem oxigênio e insumos suficientes
Next: COVID | São Carlos registra a 89ª morte por coronavírus neste sábado

LEIA TAMBÉM

Robert Duvall
  • GERAL

Morre norte-americano Robert Duvall, ator de O Poderoso Chefão, aos 95 anos

Redação 17 de fevereiro de 2026
PAULISTAO2
  • GERAL

Quartas de final do Paulistão 2026 começam neste sábado com clássicos e surpresa na disputa

Redação 17 de fevereiro de 2026
frank2
  • GERAL

Frank Aguiar comanda carnaval do Aqui Tem Nordeste na TV Aparecida

Redação 17 de fevereiro de 2026
sc_dengue_banner_350x550
drogaria2
sc_dengue_banner_350x350px
Jornal-Ruscito-(19)-1
Jornal-Ruscito-(19)-2
Jornal-Ruscito-(19)-3
Jornal-Ruscito-(19)-4
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
funerais pet

Posts recentes

  • Ibaté recebe Carreta de Mamografia e reforça prevenção ao câncer de mama
  • Em live extensa, Ronaldo Venturi rebate críticas, explica Fundeb, IPTU, saúde e detalha obras em Ibaté
  • Gilmar Santos critica desfile da Acadêmicos de Niterói e fala em desrespeito a cristãos conservadores
  • Jùlio Cesar cobra reparos na iluminação da Avenida Trabalhador São-carlense
  • Operação Impacto prende homem procurado por tráfico durante ação em Porto Ferreira

Você pode ter perdido

CARRETA
  • IBATÉ

Ibaté recebe Carreta de Mamografia e reforça prevenção ao câncer de mama

Redação 18 de fevereiro de 2026
ronaldo
  • IBATÉ

Em live extensa, Ronaldo Venturi rebate críticas, explica Fundeb, IPTU, saúde e detalha obras em Ibaté

Redação 17 de fevereiro de 2026
GILMAR-LATA
  • IBATÉ

Gilmar Santos critica desfile da Acadêmicos de Niterói e fala em desrespeito a cristãos conservadores

Redação 17 de fevereiro de 2026
poste
  • SÃO CARLOS

Jùlio Cesar cobra reparos na iluminação da Avenida Trabalhador São-carlense

Redação 17 de fevereiro de 2026

Calendário

fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
« jan    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Ibaté recebe Carreta de Mamografia e reforça prevenção ao câncer de mama 18 de fevereiro de 2026
  • Em live extensa, Ronaldo Venturi rebate críticas, explica Fundeb, IPTU, saúde e detalha obras em Ibaté 17 de fevereiro de 2026
  • Gilmar Santos critica desfile da Acadêmicos de Niterói e fala em desrespeito a cristãos conservadores 17 de fevereiro de 2026
  • Jùlio Cesar cobra reparos na iluminação da Avenida Trabalhador São-carlense 17 de fevereiro de 2026
  • Operação Impacto prende homem procurado por tráfico durante ação em Porto Ferreira 17 de fevereiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}