Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • CULTURA | Dezembro, o mês do Festival ChorandoSemParar
  • SÃO CARLOS

CULTURA | Dezembro, o mês do Festival ChorandoSemParar

Redação 6 de dezembro de 2021
CHORANDOSEMPARAR
Tradicionalmente realizado em dezembro, em 2021 o Festival aconteceu de forma digital em fevereiro, mas ganha lançamento em canal do YouTube no próximo dia 8.12. A próxima edição está prevista para dezembro de 2022, tendo grande parte das atividades em sistema presencial com o esperado encerramento na Praça XV

 

Ao longo dos últimos 17 anos, o Festival Internacional de Música Instrumental ChorandoSemParar, realizado em São Carlos pelo Projeto Contribuinte da Cultura, se consolidou como um dos principais espaços de divulgação da música instrumental brasileira. É considerado pela crítica especializada como o maior encontro de instrumentistas do país e estrangeiros em homenagem ao Choro Brasileiro e gêneros afins.

Durante quase duas décadas, renomados músicos como Hermeto Paschoal, Paulo Moura, Zé Menezes, Altamiro Carrilho, Hamilton de Holanda, Guinga, Turíbio Santos, Naná Vasconcelos, Renato Borghetti, Pepeu Gomes, Yamandu Costa, Paulo Bellinati, entre outros grandes instrumentistas, passaram pelo palco da Praça “Doutor Christiano Altenfelder Silva”, a Praça XV, em São Carlos, SP.  É também destaque a qualidade dos instrumentistas da cidade e região que participam do Festival.

Após uma semana de programação gratuita, que inclui arte-educação em escolas públicas e outras atividades formativas, é na Praça XV que acontece o encerramento do Festival, com 12 horas ininterruptas de apresentações musicais.

Tradicionalmente realizada na primeira quinzena de dezembro, a edição 2020 aconteceu em fevereiro 2021 em versão digital e  foi transmitida ao vivo devido às restrições causadas pela pandemia. A 17ª edição do Festival ChorandoSemParar foi uma homenagem em memória ao violonista Raphael Rabello, com a participação de 55 artistas brasileiros e estrangeiros e entre eles o convidado homenageado, o também violonista  Maurício Carilho. Todo o conteúdo das 12 horas de programação, transmitida ao vivo no domingo de encerramento e também as atividades formativas realizadas conjuntamente com o Sesc São Carlos, estarão disponíveis no canal do “Festival Chorando Sem Parar”, no YouTube, a partir da próxima quarta-feira (8).

Fátima Camargo, presidente do Instituto Mário de Andrade (IMA), atual gestor do Projeto Contribuinte da Cultura, destaca que o ChorandoSemParar é um evento popular e, ao mesmo tempo, de alta qualidade artística. “O lançamento do vídeo marca a presença do Festival no mês de dezembro e possibilita que mais pessoas possam acompanhar ou rever as apresentações e as atividades formativas que aconteceram ao vivo em fevereiro”.

Apesar de digital, essa versão do ChorandoSemParar seguiu a mesma estrutura de oficinas, espaços de discussão e apresentações musicais, culminando com as 12 horas de programação online. “Foi uma grande celebração da música instrumental brasileira em toda sua riqueza e diversidade, agora disponível pelo YouTube. Para 2022 esperamos conseguir voltar com o Festival presencial ou em formato híbrido. O ano de 2022 será muito especial porque teremos o centenário da Semana de Arte Moderna. Já estamos preparando algumas atividades para essa comemoração que deverá ocorrer no fim de junho. E, por essa razão, o ChorandoSemParar de 2022 poderá  nos surpreender com alguns toques modernistas”, adiantou Fátima Camargo.

17° ChorandoSemParar Raphael Rabello 2021 no YouTube

A versão digital editada da 17ª versão ChorandoSemParar, em homenagem a Raphael Rabello, pode ser vista no canal do “Festival Chorando Sem Parar” no YouTube a partir de 8 de dezembro.

Raphael Rabello (1962- 1995) é considerado um dos maiores violonistas do mundo que, em 32 anos de vida, revolucionou a forma de tocar violão, especialmente o de sete cordas. Sua inventividade como músico se revelava na capacidade de tirar do instrumento um furacão de sons e solos.  É dele a frase: “O violão é um instrumento de doido, obriga a uma interiorização solitária e uma descoordenação motora brutal. Em cada mão, em cada dedo você toca uma coisa, isso só pode enlouquecer a pessoa”.

Sua morte prematura, em 1995, foi um choque no meio musical brasileiro. Deixou um grande legado com quase 600 gravações e 19 álbuns em vida, além de registros que se tornaram seis discos póstumos.

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: FUTEBOL | Ferroviária coloca três times de base na semi do Paulista
Next: IBATÉ | Comércio passa a funcionar até as 22h a partir desta segunda (06)

LEIA TAMBÉM

vacinasanta
  • SÃO CARLOS

Santa Casa de São Carlos vacina cerca de 700 colaboradores contra a Influenza

Redação 29 de abril de 2026
BAZAR2
  • SÃO CARLOS

Mega Bazar da Padroeira terá edição de inverno em São Carlos

Redação 29 de abril de 2026
MUTIRAOO06
  • SÃO CARLOS

Programa São Carlos Mais Bonita inicia mutirão de limpeza no Cidade Aracy

Redação 29 de abril de 2026
Maes_Anuncios_Região em destaque banner vertical 350 x 550 px
quadrado-lateral-350x350
an-dengue-IBATE-350x550
350x350
drogaria2
350x550
Jornal-Ruscito-(27)-1
Jornal-Ruscito-(27)-2
Jornal-Ruscito-(27)-3
Jornal-Ruscito-(27)-4
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
an-dengue-IBATE-350x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet

Posts recentes

  • Pedágio mais caro pesa no bolso dos motoristas a partir de 1º de maio na região
  • Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de José Luis Barbosa da Silva
  • Homem é preso em Ibaté por descumprir medidas protetivas e ameaçar vítima
  • Procurado por tráfico de drogas é capturado pela Polícia Militar em Ibaté
  • Santa Casa de São Carlos vacina cerca de 700 colaboradores contra a Influenza

Você pode ter perdido

pedagio
  • REGIÃO

Pedágio mais caro pesa no bolso dos motoristas a partir de 1º de maio na região

Redação 29 de abril de 2026
José Luis Barbosa da Silva
  • OBITUÁRIO

Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de José Luis Barbosa da Silva

Redação 29 de abril de 2026
delegacia-polica
  • POLÍCIA

Homem é preso em Ibaté por descumprir medidas protetivas e ameaçar vítima

Redação 29 de abril de 2026
delegacia
  • POLÍCIA

Procurado por tráfico de drogas é capturado pela Polícia Militar em Ibaté

Redação 29 de abril de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}