Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • CULTURA & MÚSICA | Quarteto Brasileiro de Cordas In Concert encanta o público são-carlense
  • SÃO CARLOS

CULTURA & MÚSICA | Quarteto Brasileiro de Cordas In Concert encanta o público são-carlense

Redação 8 de junho de 2022
2musicaecultura
Por Mariucha Magrini

Teatro lotado após máxima adesão de público. Um espetáculo que reuniu espectadores de diversas idades, regiões da cidade, classes sociais e, principalmente, gostos musicais. Emocionante, vibrante, esses e tantos outros adjetivos permitiram ao público descrever o Concerto Brasileiro de Cordas In Concert, realizado nesta terça-feira (07), no Teatro Municipal de São Carlos “Dr. Alderico Vieira Perdigão”.

O Quarteto de Cordas, composto por músicos da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), encantou a plateia que reuniu mais de 400 pessoas, excedendo a capacidade máxima. O espetáculo teve início com músicas eruditas, partindo, em um segundo momento, para um show, segundo o líder do Quarteto, o organizador do grupo, Paulo Paschoal. De uma maneira muito descontraída, conduziu a plateia, informando alguns detalhes sobre a sequência do espetáculo, que teve início com músicas eruditas. Dentre os objetivos, apresentar para o público (composto inclusive por crianças) a música erudita e alguns clássicos que encantam concertos no mundo todo. Nesse momento houve a participação especial da bailarina são-carlense, Ana Carolina Chieppe, que integra os artistas do Balé Expressão, escola que muito colaborou para a realização do evento. Era o momento de cada espectador acessar o seu “eu” interior, “sentir a música”, permitindo relembrar memórias, exaltando seu lado reflexivo.

Após a apresentação dos movimentos de uma ópera, Paulo brincou com o público que aquele não era o momento de aplaudir. “Após iniciar o show, sim. Chamo de show, porque tocamos músicas independentes e aguardamos os aplausos”, brincou.

Iniciava então a segunda parte do espetáculo, momento que, segundo Paulo, era a hora de se soltar e curtir. “Eu sinto o público e toco o que eles querem ouvir. O espetáculo é deles e existem momentos para tudo aqui”.

A segunda parte do espetáculo, portanto, o show, fez o público vibrar, com músicas conhecidas de todos, seguidos de clássicos de filmes, entre outras. Foram muitas as canções surpresas, mediadas por esses quatro músicos, cada um com um estilo e postura únicos.

O QUARTETO

A russa Elena atuando como segunda violinista agregou qualidade de som e de temperamento, por que não dizer uma abordagem mais firme, liderando o grupo em muitos momentos. Além disso, sua postura impecável e séria transmitiu toda a segurança que o público precisava. Na viola, o integrante também russo, Vladimir, desempenhou um papel fundamental, agregando ao grupo dos instrumentos de cordas um som mais grave, entre o violino e o violoncelo, trazendo equilíbrio para o espetáculo. Já o violoncelo foi representado pelo músico Renato de Sá, e que também integrou as melhores salas de concerto do país. Com a maior extensão de todos os instrumentos de cordas ali representados, a condução dada por este músico ao violoncelo proferiu um som gloriosamente intenso e rico, compondo a beleza das músicas tocadas.

O primeiro violinista, Paulo, conduziu o evento, interagiu com a plateia com tanta leveza e carisma que nem as “broncas” para que os espectadores fizessem silêncio, incomodou o público. Pelo contrário, os sons que emitiu através do seu violino auxiliou na condução de todos os outros instrumentos, com hierarquia, versatilidade, sem deixar de lado a sutileza.

APLAUSOS

O espetáculo chega ao final com o público aplaudindo em pé e clamando por mais músicas, o que foi atendido pelo grupo. Porém, aquele gostinho de “quero mais” ficou no coração do são-carlense. E que venham os próximos, “porque a população de São Carlos merece”, segundo Paulo.

“Fiquei extremamente satisfeito com o evento, porque reuniu grande número de espectadores de diversos gostos musicais. Creio que conseguimos satisfazer a todos”, encerrou o violinista.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, por meio do CEMAC (Centro Municipal de Artes e Cultura), com o apoio do Teatro, Balé Expressão, Gráfica Pró-Cultural, Pizzaria Dom Quixote, demais colaboradores e toda a imprensa local.

Fotos: FULVIA GILBERTONI

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: ESPORTE | Ciclismo da Fundesport tenta manter liderança em Barretos
Next: ESPORTE | Ferroviária fará ‘peneira’ para categorias de base do futebol feminino

LEIA TAMBÉM

dengue
  • SÃO CARLOS

Boletim aponta queda de 97% nos casos confirmados de dengue em São Carlos

Redação 28 de abril de 2026
CAPACITACAO
  • SÃO CARLOS

Servidores municipais recebem capacitação para programa de prevenção à violência nas escolas

Redação 28 de abril de 2026
ZANCHETA
  • SÃO CARLOS

Vereador Bruno Zancheta lança abaixo-assinado pela duplicação da SP-215

Redação 28 de abril de 2026
Maes_Anuncios_Região em destaque banner vertical 350 x 550 px
quadrado-lateral-350x350
an-dengue-IBATE-350x550
350x350
drogaria2
350x550
Jornal-Ruscito-(27)-1
Jornal-Ruscito-(27)-2
Jornal-Ruscito-(27)-3
Jornal-Ruscito-(27)-4
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
an-dengue-IBATE-350x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet

Posts recentes

  • Real Park tem retirada de solo excedente após pedido de Val Construtor
  • Boletim aponta queda de 97% nos casos confirmados de dengue em São Carlos
  • Servidores municipais recebem capacitação para programa de prevenção à violência nas escolas
  • INFORME INSTITUCIONAL: resumo da sessão ordinária de segunda-feira, 27 de abril, da Câmara de Ibaté
  • Vereador Bruno Zancheta lança abaixo-assinado pela duplicação da SP-215

Você pode ter perdido

real01
  • IBATÉ

Real Park tem retirada de solo excedente após pedido de Val Construtor

Redação 28 de abril de 2026
dengue
  • SÃO CARLOS

Boletim aponta queda de 97% nos casos confirmados de dengue em São Carlos

Redação 28 de abril de 2026
CAPACITACAO
  • SÃO CARLOS

Servidores municipais recebem capacitação para programa de prevenção à violência nas escolas

Redação 28 de abril de 2026
camara2
  • IBATÉ

INFORME INSTITUCIONAL: resumo da sessão ordinária de segunda-feira, 27 de abril, da Câmara de Ibaté

Redação 28 de abril de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}