Hino Nkosi Sikelel’ iAfrika é adotado como canção de liberdade dos países da África
Nkosi Sikelel’ iAfrika , em tradução livre podemos entender como “Abençoe a África, Oh! Senhor!
O hino, que foi adotado por diversas nações africanas como Zâmbia, Zimbabwe, Namíbia e África do Sul, é um tributo a liberdade e emancipação da África Negra subjugadas por séculos ao domínio colonial das nações europeias.
Por ser uma canção tão forte e emblemática foi a música escolhida pelo coral infantojuvenil “Eu canto minha África” para ser a terceira música apresentada dentro da programação da Semana da Consciência Negra, que vem lançando na internet um novo vídeo clip a cada dia.
“Conseguimos, mesmo dentro da pandemia, realizar um trabalho muito intenso com as crianças. O resultado nos surpreendeu e acredito que o público irá gostar muito”, explica Dnize Castro, idealizadora, produtora, coordenadora responsável pela implantação do coral.
Nkosi Sikelel’ iAfrika também foi gravada pelo cantor e compositor Djavan na década de 1980 e agora ganha uma nova versão na voz das crianças e adolescentes do coral são-carlense. Assista aqui: https://youtu.be/xdQ6OcBMrj0
No total já estão disponíveis três dos cinco vídeos que o coral irá apresentar até o próximo sábado, dia Nacional da Consciência Negra.
O conteúdo pode ser acessado na página do coral pelo canal do youtube: coral eu canto minha africa. Os links estarão disponíveis também no site www.dcastroproducoes.com
O projeto recebe recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, via Edital Proac LAB – Lei Aldir Blanc e também apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Carlos através da Secretaria Municipal de Cidadania, do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira de São Carlos, da Secretaria Municipal de Educação e do Cemac – Centro Municipal de Artes e Cultura.
CRONOGRAMA DE LANÇAMENTOS
Dia 16 – Segregação (já disponível)
Dia 17 – Maculelê (já disponível)
Dia 18 – Nkosi Sikelel’ iafrica (já disponível)
Dia 19 – O Grito – Homenagem à Marielle Franco
Dia 20 (Dia Nacional da Consciência Negra) – Dama do Samba – Homenagem à Odette dos Santos
Ficha técnica
Nara Dom como regente e compositora, Felipe Côrtes na coordenação musical, Allan Gavassa como coreógrafo, Dagoberto João Cavaleiro na cenografia, Luciane Sant’Ana nos figurinos e adereços, André Luís Ferreira na fotografia, Adriana Nagazako na assessoria de imprensa, Cauê Mendes como designer gráfico, Gil Arruda como hair design, Gercilene Azevedo da Cunha na assistência de produção, Luana Di Pires na captação de imagens e edição, Thierry Gabriel Varela na assistência de captação de imagem e Daniela Cristina N. dos Santos como educadora social.
O coral conta também com apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Carlos através da Secretaria Municipal de Cidadania, do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira de São Carlos, da Secretaria Municipal de Educação e do Cemac – Centro Municipal de Artes e Cultura.
[su_image_carousel source=”media: 78842,78841,78840,78839,78838″ slides_style=”photo” controls_style=”light” crop=”none” spacing=”no” align=”center” dots=”no” random=”yes”]
[metaslider id=30268]
[metaslider id=30268]
[metaslider id=30268]
















