
A Defesa Civil de Ibaté (SP) registrou quatro novos focos de incêndio apenas neste final de semana, elevando para 14 o número total de ocorrências na última semana. Os dados acenderam o sinal de alerta das autoridades municipais, que veem com preocupação a continuidade dos casos.
Segundo a Prefeitura, as altas temperaturas, a baixa umidade relativa do ar e o período de estiagem têm contribuído significativamente para a propagação rápida do fogo, especialmente em áreas com mato seco.
Durante a semana, foram atendidas 10 ocorrências em diferentes pontos da cidade. “É um cenário que exige atenção redobrada. O fogo avança com muita rapidez e coloca em risco a saúde da população, além de causar danos ambientais”, afirmou a Defesa Civil, em nota.
A orientação é que a população evite qualquer prática que possa provocar incêndios, como queima de lixo ou restos de poda, descarte de bitucas de cigarro em terrenos ou margens de estrada, e a manutenção de terrenos com vegetação seca.
A Guarda Municipal atende denúncias pelo telefone 153, tanto para registro de focos de incêndio quanto para relatar atitudes suspeitas.
A Prefeitura de Ibaté informou que mantém equipes da Defesa Civil em monitoramento constante das áreas de risco e reforçou que ações de prevenção e educação ambiental serão intensificadas nos próximos dias.
Nota da redação
O portal Região em Destake observa que, diferentemente da Prefeitura de São Carlos, que vem realizando campanhas públicas de conscientização sobre os riscos de incêndios durante o período de estiagem, não se percebe em Ibaté nenhuma iniciativa efetiva da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura, voltada à orientação da população sobre o tema. Em momentos críticos como este, a informação e a mobilização da sociedade são fundamentais para prevenir tragédias.



























