Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Defesa Civil de São Carlos adere a programa da ONU e inicia aplicação de ferramenta de resiliência
  • SÃO CARLOS

Defesa Civil de São Carlos adere a programa da ONU e inicia aplicação de ferramenta de resiliência

Redação 4 de março de 2026
base fotos site (1200 x 800 px)_20260304_160019_0000

A Defesa Civil de São Carlos formalizou a adesão à iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), promovida pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), e avançou na aplicação do Scorecard de Resiliência, ferramenta de autoavaliação usada por municípios para medir a capacidade de prevenção e resposta a desastres.

A adesão foi confirmada na segunda-feira, 2 de março, durante reunião técnica no Centro de Resiliência a Desastres de Campinas (CRDC). O encontro reuniu representantes das Defesas Civis de São Carlos e Itatiba e foi conduzido pelo coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

Segundo a Prefeitura, a Defesa Civil de São Carlos é vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana. O MCR2030 oferece apoio técnico para a implantação de políticas públicas voltadas à redução de riscos e ao fortalecimento da resiliência urbana, com orientação de boas práticas e metas de planejamento.

O Scorecard de Resiliência, desenvolvido pelo UNDRR, transforma conceitos de resiliência em indicadores e pontuações. A metodologia permite identificar pontos fortes, fragilidades e lacunas que exigem ajustes e investimentos. A avaliação considera áreas como governança, financiamento, planejamento urbano e infraestrutura, com indicadores alinhados à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Para Sidnei Furtado, a cooperação regional amplia a capacidade de resposta em eventos extremos. Ele afirmou que o uso de ferramentas técnicas ajuda os municípios a enxergar vulnerabilidades e agir de forma preventiva.

O diretor da Defesa Civil de São Carlos, Pedro Caballero, disse que a adesão ao MCR2030 é um passo para consolidar uma política “mais técnica e preventiva”. Segundo ele, o Scorecard deve apoiar um diagnóstico detalhado da estrutura do município e orientar ações com base em evidências.

Já o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, afirmou que o objetivo é fortalecer a governança e integrar secretarias para preparar a cidade para eventos climáticos extremos. Ele declarou que a articulação regional e com organismos internacionais amplia o acesso a boas práticas e reforça a prevenção.

 

 

 


Post navigation

Previous: Encontro regional reúne associações comerciais e lideranças empresariais em São Carlos
Next: Trote solidário da UFSCar mobiliza estudantes para revitalização do Horto Florestal de São Carlos

LEIA TAMBÉM

TROTE
  • SÃO CARLOS

Trote solidário da UFSCar mobiliza estudantes para revitalização do Horto Florestal de São Carlos

Redação 4 de março de 2026
base fotos site (1200 x 800 px)_20260304_155040_0000
  • SÃO CARLOS

Encontro regional reúne associações comerciais e lideranças empresariais em São Carlos

Redação 4 de março de 2026
base fotos site (1200 x 800 px)_20260304_142125_0000
  • SÃO CARLOS

Câmara de São Carlos busca apoio da Diocese e reforça convite para ato “São Carlos por Elas”

Redação 4 de março de 2026
drogaria2
Jornal-Ruscito-(23)-(1)-1
Jornal-Ruscito-(23)-(1)-2
Jornal-Ruscito-(23)-(1)-3
Jornal-Ruscito-(23)-(1)-4
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
funerais pet

Posts recentes

  • Trote solidário da UFSCar mobiliza estudantes para revitalização do Horto Florestal de São Carlos
  • Defesa Civil de São Carlos adere a programa da ONU e inicia aplicação de ferramenta de resiliência
  • Encontro regional reúne associações comerciais e lideranças empresariais em São Carlos
  • Guarda Municipal apreende drogas e dinheiro com dois adolescentes na Cidade Aracy I, em São Carlos
  • Câmara de São Carlos busca apoio da Diocese e reforça convite para ato “São Carlos por Elas”

Você pode ter perdido

TROTE
  • SÃO CARLOS

Trote solidário da UFSCar mobiliza estudantes para revitalização do Horto Florestal de São Carlos

Redação 4 de março de 2026
base fotos site (1200 x 800 px)_20260304_160019_0000
  • SÃO CARLOS

Defesa Civil de São Carlos adere a programa da ONU e inicia aplicação de ferramenta de resiliência

Redação 4 de março de 2026
base fotos site (1200 x 800 px)_20260304_155040_0000
  • SÃO CARLOS

Encontro regional reúne associações comerciais e lideranças empresariais em São Carlos

Redação 4 de março de 2026
base fotos site (1200 x 800 px)_20260304_143904_0000
  • POLÍCIA

Guarda Municipal apreende drogas e dinheiro com dois adolescentes na Cidade Aracy I, em São Carlos

Redação 4 de março de 2026

Calendário

março 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
« fev    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Trote solidário da UFSCar mobiliza estudantes para revitalização do Horto Florestal de São Carlos 4 de março de 2026
  • Defesa Civil de São Carlos adere a programa da ONU e inicia aplicação de ferramenta de resiliência 4 de março de 2026
  • Encontro regional reúne associações comerciais e lideranças empresariais em São Carlos 4 de março de 2026
  • Guarda Municipal apreende drogas e dinheiro com dois adolescentes na Cidade Aracy I, em São Carlos 4 de março de 2026
  • Câmara de São Carlos busca apoio da Diocese e reforça convite para ato “São Carlos por Elas” 4 de março de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}