
Uma denúncia de maus-tratos contra animais levou à apreensão de seis gatos em situação precária, nesta segunda-feira, 22, em uma residência no bairro Cidade Jardim, em São Carlos. A ocorrência foi atendida pelo Departamento de Defesa Animal, que encontrou no local indícios de uma colônia de felinos não castrados, cenário que pode evoluir para graves problemas de saúde pública.
Segundo o secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural e Bem Estar Animal, Samir Gardini, durante a ação, um dos animais foi localizado em estado extremamente debilitado e precisou de atendimento veterinário imediato. Todos os gatos recolhidos foram encaminhados ao Canil Municipal, onde passam por exames e cuidados clínicos. Segundo a veterinária responsável, as condições de saúde de pelo menos um deles são críticas.
Samir contou que o proprietário da casa inicialmente se recusou a comparecer ao local, mas acabou conduzido à Central de Polícia Judiciária (CPJ) após resistir em permitir a entrada da equipe para averiguação. O delegado de plantão, Dr. Edmundo Ferreira, registrou boletim de ocorrência por maus-tratos e solicitou a atuação do Instituto de Criminalística (IC) para complementar as diligências.
De acordo com Samir, serão realizadas medidas administrativas e o caso será objeto de inquérito policial. Além disso, os animais resgatados passarão por processo de castração, a fim de interromper a formação de novas colônias.
O diretor do departamento, Lucas, e o agente Alexandre, foram parabenizados pela pronta resposta à denúncia. A pasta reforça que “animal não é brinquedo, é um ser vivo protegido por legislação firme, e maus-tratos não serão tolerados”.
A ocorrência está sendo apresentada nesse momento e novas informações serão atualizadas a qualquer momento.