A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, divulgou nesta segunda-feira (5) o balanço da Operação Natal, realizada entre os dias 30 de novembro e 24 de dezembro. As ações se concentraram na região da baixada do Mercado Municipal, na Praça Maria Aparecida Resitano e nos principais corredores comerciais da cidade, com apoio da Guarda Municipal, da Polícia Militar em situações específicas e acompanhamento do promotor de Justiça Sérgio Domingos de Oliveira, do Ministério Público do Estado de São Paulo.
Durante o período, os fiscais orientaram comerciantes e carros de som quanto ao cumprimento da legislação de emissão de ruídos e realizaram uma operação especial na área central para verificação de calçadas, imóveis abandonados e terrenos. Ao todo, foram emitidas 90 notificações para manutenção de calçadas, 25 para limpeza de terrenos e seis para manutenção de imóveis abandonados.
A operação também contou com a assinatura de um termo de ajustamento de conduta com a empresa Plural Marketing e Eventos, assegurando que a Caravana de Natal da Coca-Cola cumprisse o itinerário previamente estabelecido, com acompanhamento da inspetoria de trânsito. No balanço final, foi registrada a interdição de um estabelecimento por falta de alvará de licença, a apreensão de uma barraca sem autorização, a retirada de 64 ambulantes irregulares, a orientação de três carros de som e a fiscalização de 64 boxes na Praça do Comércio.
O diretor do Departamento de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, avaliou que a operação foi concluída com êxito. Segundo ele, o foco esteve na orientação aos comerciantes e não houve registro de incidentes durante o período de intensificação das ações.
A presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos, Ivone Zanquim, destacou a importância da integração entre fiscalização e forças de segurança. Para ela, a união de esforços foi fundamental para garantir um ambiente seguro e organizado, fortalecendo o comércio local e proporcionando mais tranquilidade aos consumidores durante o período natalino.
















