
Foto: Ronaldo Piloto/São Carlos FM
Convocação de Dom Luiz Carlos Dias atende ao pedido do Papa Leão XIV e mobiliza paróquias da Diocese em oração e jejum nesta sexta-feira (22) pela paz mundial.
Em sintonia com o apelo do Papa Leão XIV, a Diocese de São Carlos divulgou nesta quinta-feira (21) uma carta circular conclamando padres, diáconos, seminaristas, religiosos e todo o povo de Deus a se unirem em oração e jejum pela paz. A mobilização acontecerá nesta sexta-feira, 22 de agosto, quando a Igreja celebra a memória litúrgica de Nossa Senhora Rainha da Paz.
No documento, assinado pelo bispo diocesano Dom Luiz Carlos Dias, a Igreja local reforça a preocupação com os diversos conflitos que assolam o mundo – da Terra Santa à Ucrânia, passando por tantas outras regiões marcadas pela violência. “A guerra não lega herança edificante para a dignidade das pessoas e nem para o caminhar da humanidade. É preciso cessar as guerras”, destacou o bispo.
A convocação segue a orientação do Papa, que desde o início de seu pontificado vem insistindo no chamado a uma fraternidade universal, na solidariedade e na rejeição ao “indiferentismo” diante do sofrimento humano. Em mensagem divulgada no Vaticano, o pontífice pediu aos fiéis que vivam o dia de jejum e oração suplicando a Deus “paz e justiça, e que enxugue as lágrimas de quantos sofrem devido aos conflitos armados em curso”.
Dom Luiz Carlos Dias reforça que a iniciativa deve envolver todas as paróquias da Diocese. “Convido sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas a intensificarem a devoção mariana, oferecendo o sacrifício do jejum e dedicando este dia ao clamor pela paz. Quando falta paz em algum canto da terra, falta paz a todos os corações humanos”, afirmou.
A carta também recorda São Pio X, cuja memória é celebrada nesta mesma data, pedindo sua intercessão ao lado da Virgem Maria, Rainha da Paz. Para o bispo, a participação da comunidade é fundamental: “Não pensemos que a guerra é distante, e por isso não precisamos rezar. A guerra está ao nosso lado. Ouçamos o apelo do Santo Padre”.
Com a convocação, a Diocese de São Carlos se soma às milhares de comunidades católicas ao redor do mundo que, nesta sexta-feira, dedicarão um dia especial de oração, jejum e solidariedade como gesto de esperança e compromisso pela paz mundial.
Clique aqui e acesse o documento na íntegra!