Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • IBATÉ
  • Diretora da Câmara diz “responder pela presidente” e declarações causam polêmica nas redes sociais
  • IBATÉ

Diretora da Câmara diz “responder pela presidente” e declarações causam polêmica nas redes sociais

Redação 28 de maio de 2025
camila

Foto: Reprodução TV Câmara Ibaté

A diretora da Câmara Municipal de Ibaté, Camila Leitão, se envolveu em uma intensa discussão nas redes sociais após afirmar que, embora não seja a presidente da Casa Legislativa, também “responde por ela”. A declaração foi feita em um comentário público, motivado por críticas relacionadas à restrição de acesso do público à sessão do último dia 28 de abril, sob justificativa de segurança e controle de lotação do plenário.

Camila usou a publicação do jornalista Itá Fallaci para esclarecer que a decisão de limitar o público partiu de orientação dela e da procuradora jurídica da Câmara, e que a licença do Corpo de Bombeiros para funcionamento do prédio ainda estava vigente, com vencimento previsto apenas para agosto. Segundo a diretora, a presidente da Câmara, Viviane Serafim (Podemos), solicitou posteriormente que ela renovasse a licença antecipadamente e atualizasse o cálculo populacional do plenário com um engenheiro.

O tom das justificativas, no entanto, foi duramente criticado por diversos internautas. Um dos internautas ironizou a declaração de Camila, questionando: “Diretora da Câmara respondendo pela presidente? Hahahahaha”. Ele também publicou as atribuições legais do cargo de diretor, reforçando que esse profissional deve assessorar a Mesa Diretora, e não substituí-la, salvo delegação expressa.

“É o poste fazendo xixi no cachorro”, ironizou o internauta, apontando que a diretora ultrapassou suas funções ao falar em nome da presidência. Ele também questionou a presença do assessor de comunicação da Prefeitura em um evento oficial em São Paulo, ao lado da presidente Viviane Serafim, representando o prefeito – algo que, segundo ele, também configura desvio de função.

A polêmica se acirrou com o comentário da jornalista Aline Sanchez, que denunciou ter sido bloqueada por Camila Leitão tanto em seu perfil pessoal quanto no perfil do veículo de imprensa que representa. “A senhora Camila insiste em afirmar que ‘responde também pela presidente da Câmara’, embora essa atribuição jamais tenha sido tornada pública por qualquer ato oficial da presidência”, escreveu. “Enquanto diretora, sua função é assessorar, não substituir.”

Em meio às críticas, Camila chegou a responder diversos comentários, reafirmando que suas ações foram tomadas com base em orientações legais e pensando na segurança do público. “Não existe vergonha. Existe compromisso com a saúde e integridade de todos”, afirmou. Ela também disse que a lotação verificada em sessões anteriores “não irá se repetir”.

Contudo, as respostas não convenceram parte dos internautas, que exigem a apresentação de documentos oficiais que deleguem à diretora tal autoridade para “responder” pela presidente. “Se estou interessado em respostas, buscarei os meios oficiais por meio da Lei de Acesso à Informação”, declarou o internauta.

A polêmica segue ganhando repercussão, e há expectativa de que o caso seja tratado oficialmente na próxima sessão legislativa. Enquanto isso, cresce o debate sobre os limites institucionais dos servidores comissionados da Câmara Municipal e sobre a transparência nas decisões da Casa.

Nota da Redação

A postura da diretora Camila Leitão ao se declarar “respondendo também pela presidência da Câmara” é, no mínimo, temerária. O papel institucional da presidência do Legislativo é indelegável por simples vontade ou afinidade administrativa. Qualquer delegação de funções deve ser formalizada, pública e respaldada por atos oficiais — não por comentários em redes sociais.

Ademais, a atitude de bloquear jornalistas e meios de comunicação é um retrocesso grave à transparência e à liberdade de imprensa. Quando uma agente pública se fecha à crítica e age com evidente intolerância ao contraditório, mina não apenas sua própria credibilidade, mas a da instituição que representa.

Transparência se faz com documentos, atos públicos e respeito às leis — e não com retóricas improvisadas ou comportamentos autoritários em ambiente virtual.


[metaslider id=”126182″]


[metaslider id=”126182″]


[metaslider id=”126182″]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: ‘IPTU dos Mortos’ vira alvo de denúncia no Ministério Público em Araraquara
Next: Sr. José de Santana Matos, aos 79 anos de idade
RUSCITO4
RUSCITO3
RUSCITO2
RUSCITO1
policenter-banner-lateral
Banner-350x550
swat-(350-x-550-px)-(1)
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
acisc-pontencialize-ok
Banner-350x350
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

INSS
  • SÃO CARLOS

Palestra no Paço Municipal esclarece benefícios sociais do INSS em São Carlos

Redação 3 de outubro de 2025
LUTO-PACO
  • IBATÉ

Prefeitura de Ibaté lamenta morte de servidor público Nadir Siqueira

Redação 3 de outubro de 2025
onibus
  • SÃO CARLOS

Linha 34 amplia atendimento e ganha novo ponto de embarque em São Carlos

Redação 3 de outubro de 2025
netto01
  • SÃO CARLOS

Gestão com Responsabilidade faz Netto Donato “cortar na própria carne”

Redação 3 de outubro de 2025

Calendário

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    

Posts recentes

  • Palestra no Paço Municipal esclarece benefícios sociais do INSS em São Carlos
  • Prefeitura de Ibaté lamenta morte de servidor público Nadir Siqueira
  • Linha 34 amplia atendimento e ganha novo ponto de embarque em São Carlos
  • Gestão com Responsabilidade faz Netto Donato “cortar na própria carne”
  • LUTO: servidor da prefeitura perde a vida após ser prensado por caminhão em chácara de Ibaté
  • Crédito facilitado promete aquecer vendas do comércio em São Carlos no fim de ano

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}