Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • GERAL

ECONOMIA | Guerra na Ucrânia: por que o conflito afeta o agronegócio brasileiro?

Redação 7 de março de 2022
ucrania

Mesmo geograficamente distante, os impactos da guerra da Rússia contra a Ucrânia vão trazer consequências que, mais cedo ou mais tarde, chegarão no bolso e na mesa dos brasileiros. O agronegócio é o mais impactado. Atualmente, o Brasil importa 90% dos fertilizantes usados em diferentes tipos de culturas agrícolas e uma parte significativa vem da região de conflitos ou passa por portos que não estão conseguindo escoar a produção.

Neste momento, a maior parte do agro brasileiro está colhendo a safra de soja e começando o plantio do milho. “Para plantar o milho safrinha esse adubo já está num galpão. Então essa lavoura que nós vamos colher de milho, em junho e julho, garante a safra 21/22”, tranquiliza Mauro Osaki, pesquisador da área de Custos Agrícolas do Cepea/USP.

O principal insumo do que o Brasil é dependente é o potássio. O maior produtor do mineral – que tem a função de auxiliar nas trocas energéticas entre solo e planta – é o Canadá, seguido da Rússia, Bielo-Rússia e China (que usa a maior parte de sua produção internamente). “O Brasil é um grande importador do Canadá, eu vou ter uma reunião com todo o pessoal deste setor para discutir com eles quais são as possibilidades do atendimento do aumento da nossa demanda”, informou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O Brasil tem uma reunião marcada para tratar do assunto no dia 12 de março.

O Canadá possui as maiores reservas conhecidas de cloreto de potássio no mundo e quatro empresas fazem a exploração. Para atender a demanda do Brasil será necessário mais investimentos do setor. Osaki explicou que há implicações no que diz respeito ao atendimento da demanda por questões de volume de produção e estimativa de tempo de fornecimento. Até o início dos conflitos, o Brasil adquiria cerca de 3 milhões de toneladas por safra da Rússia e da Bielo-Rússia.

“Qual é a garantia que o Brasil vai continuar comprando do Canadá? Vamos comprar metade do que nós precisamos no Canadá e ficar mais dependentes?”, pondera o pesquisador. O Ministério da Agricultura vai anunciar, até o dia 29 de março, um plano que promete trazer mais autonomia ao Brasil com relação aos fertilizantes necessários para os cultivos.

“Nós vamos ser independentes. Nós não vamos ter autossuficiência, mas mudar essa matriz. Então isso já vem sendo trabalhado pelo ministério há muito tempo”, assegurou a ministra Tereza Cristina.

Alternativas

Hoje o Brasil tem uma pequena exploração de potássio em Sergipe. Osaki apontou que o país tem o mineral na região Amazônica, mas que a exploração encontra barreiras na legislação ambiental. “Nós somos o maior celeiro do mundo. Temos tecnologia para área de produção, mas somos dependentes desses insumos.”, pondera.

O Brasil também importa fosfatados e nitrogenados, fertilizantes que também ajudam as plantas a buscar nutrientes do solo com maior facilidade. “É uma questão estratégica: para você garantir segurança alimentar você tem que ter insumos. Então nós não podemos ser tão dependentes se crescermos significativamente no nosso sistema, mas sempre dependente da matéria estrangeira”, enfatiza o pesquisador.

Para diminuir a dependência, alguns produtores já realizaram testes do plantio sem os fertilizantes. Osaki conta que há relatos de colheitas muito produtivas, mesmo sem o adubo. Segundo ele, institutos de pesquisa já possuem testes que diminuem a dependência dos fertilizantes. “Mas não foram aplicadas em larga escala e, como tinha o adubo muito disponível, o produtor não investiu.” Com a crise, há a possibilidade de avançar em tecnologias alternativas.

Oferta menor

Mesmo com a safrinha de milho garantida no Brasil, há risco de uma escalada de preços. Isso por que a Ucrânia é um grande produtor de milho e, por conta das condições climáticas, o calendário de plantio é muito reduzido no país. “Eles estão com outro problema porque boa parte da lavoura que vem da Ucrânia depende do capital estrangeiro. Então, a gente não sabe se vai ter investimento e se eles vão conseguir colher”, alerta Osaki. A Ucrânia também tem participação importante na produção de cevada, girassol e trigo.

Tradicionalmente, a safra de milho no Brasil é voltada para o mercado interno. “Mas com menos oferta, o preço sobe e o produtor vai preferir exportar”, pondera. A safra de milho traz impactos na avicultura e na suinocultura. “Não é de imediato que o reflexo chega nas gôndolas do supermercado, mas ele virá.”

[Fonte: Brasil 61]

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: IBATÉ | Cartório de Registro Civil e Tabelião de Notas está em novo endereço
Next: FUNERAIS PET | Homenagem pelo falecimento da Cachorrinho Scooby

LEIA TAMBÉM

LEIELEITORAL
  • GERAL

Big techs recebem mais de R$ 272 milhões nas eleições, enquanto rádios e TVs cedem espaço à propaganda eleitoral

Redação 10 de outubro de 2026
base fotos site (1200 x 800 px) (17)
  • GERAL

Sérgio Reis canta grandes sucessos no Terra da Padroeira deste domingo (11), na TV Aparecida

Redação 10 de outubro de 2026
aparecidaa
  • GERAL

Elymar Santos canta no Aparecida Sertaneja nesta segunda

Redação 5 de outubro de 2026
vertical-lateral-350x550
WEB-BANNER-REGIÃO-EM-DESTAKE-SÃO-CARLOS-MAIS-BONITA-350X350P
mix-lateral
rodeio-lateral
WEB-BANNER-REGIÃO-EM-DESTAKE-SÃO-CARLOS-MAIS-BONITA-350X550P
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
quadrado-lateral-350x350
WhatsApp Image 2026-10-10 at 08.21.32
WhatsApp Image 2026-10-10 at 08.21.33 (2)
WhatsApp Image 2026-10-10 at 08.21.33 (1)
WhatsApp Image 2026-10-10 at 08.21.33
WhatsApp Image 2026-10-10 at 08.21.32 (2)
WhatsApp Image 2026-10-10 at 08.21.32 (1)
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(16)-4
Jornal-Ruscito-(16)-3
Jornal-Ruscito-(16)-2
Jornal-Ruscito-(16)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • APIMENTANDO: Viviane engole a própria lei, Ronaldo Venturi enfrenta cobranças e derrota na Câmara
  • Câmara de São Carlos inicia preparação para orçamento de 2027 e orienta vereadores sobre emendas parlamentares
  • São Carlos conquista dois bronzes no atletismo dos Jogos Abertos em Votuporanga
  • GCM apreende drogas em frente ao Centro Cultural de Ibaté após denúncia de tráfico
  • Cinco UBSs de São Carlos terão vacinação até as 19h nesta quinta-feira; veja as unidades

Você pode ter perdido

APIMENTANDO
  • APIMENTANDO

APIMENTANDO: Viviane engole a própria lei, Ronaldo Venturi enfrenta cobranças e derrota na Câmara

Redação 14 de outubro de 2026
camara
  • SÃO CARLOS

Câmara de São Carlos inicia preparação para orçamento de 2027 e orienta vereadores sobre emendas parlamentares

Redação 14 de outubro de 2026
medalhas
  • SÃO CARLOS

São Carlos conquista dois bronzes no atletismo dos Jogos Abertos em Votuporanga

Redação 14 de outubro de 2026
drogasss
  • POLÍCIA

GCM apreende drogas em frente ao Centro Cultural de Ibaté após denúncia de tráfico

Redação 14 de outubro de 2026

Calendário

outubro 2026
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« set    

NOTÍCIAS RECENTES

  • APIMENTANDO: Viviane engole a própria lei, Ronaldo Venturi enfrenta cobranças e derrota na Câmara 14 de outubro de 2026
  • Câmara de São Carlos inicia preparação para orçamento de 2027 e orienta vereadores sobre emendas parlamentares 14 de outubro de 2026
  • São Carlos conquista dois bronzes no atletismo dos Jogos Abertos em Votuporanga 14 de outubro de 2026
  • GCM apreende drogas em frente ao Centro Cultural de Ibaté após denúncia de tráfico 14 de outubro de 2026
  • Cinco UBSs de São Carlos terão vacinação até as 19h nesta quinta-feira; veja as unidades 14 de outubro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}