Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

DELICIA
RCSERVICOSTOPO
Regiao-em-Destaque-820x300px (2)
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Ecovias Noroeste Paulista inicia obras da terceira faixa na Washington Luís em São Carlos
  • SÃO CARLOS

Ecovias Noroeste Paulista inicia obras da terceira faixa na Washington Luís em São Carlos

Redação 19 de março de 2025
ECO1

A partir do final de março, a concessionária Ecovias Noroeste Paulista dará início às obras de construção da terceira faixa na Rodovia Washington Luís (SP-310), no trecho que atravessa São Carlos, entre o Jardim Embaré e trevo de acesso à Descalvado. O projeto prevê a implantação de 19,2 quilômetros de faixas adicionais, sendo 10 km no sentido capital-interior (norte) e 9 km no sentido interior-capital (sul). As intervenções serão realizadas entre os quilômetros 227+800, próximo ao trevo de acesso a Descalvado, e 242+500, já nas proximidades do município de Ibaté.

Para otimizar o espaço e evitar grandes desapropriações nas laterais da rodovia, a terceira faixa será construída, em sua maioria, no canteiro central. Com um investimento que ultrapassa os R$ 150 milhões, a obra abrange uma série de melhorias estruturais, incluindo pavimentação, drenagem, sinalização e instalação de iluminação na marginal. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em abril de 2027.

Marginal, ciclovias e novas estruturas

Além da ampliação da pista, o projeto contempla a construção de uma via marginal com 3,1 km de extensão – 2,3 km na pista norte e 0,77 km na pista sul –, que conectará a Avenida Getúlio Vargas, no bairro Jardim Novo Horizonte, à Rua Teotônio Vilela, no Jardim Tangará. A marginal terá duas rotatórias adequadas para facilitar o acesso. Outras melhorias incluem a criação de 3,9 km de ciclovias e calçadas, além da instalação de duas novas passarelas para pedestres nos quilômetros 231+100 e 236+200, complementando as três já existentes no trecho.

A concessionária também planeja a construção de uma nova Área de Descanso para Caminhoneiros (ADC) no quilômetro 252, próximo a Ibaté, e a adequação de Obras de Arte Especiais (OAEs), como pontes e viadutos, para suportar o novo traçado.

Gerenciamento de tráfego e segurança

Segundo Danyel Nunes, Diretor Superintendente da Ecovias Noroeste Paulista, o projeto foi planejado para atender às exigências do contrato de concessão firmado com o governo paulista, sob supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP). Durante as obras, a empresa adotará um rigoroso plano de gerenciamento de tráfego para minimizar transtornos aos motoristas. “Estamos comprometidos em manter o fluxo nas faixas não afetadas e em informar a população com antecedência sobre qualquer alteração, seja por meio da imprensa, redes sociais ou sinalização na rodovia”, destaca Nunes.

A sinalização será reforçada com placas de advertência e orientação, seguindo as normas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) e do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Painéis de mensagens variáveis ao longo do trecho concedido serão atualizados em tempo real, garantindo que os usuários estejam sempre cientes das condições da via. “Nosso foco é reduzir transtornos e assegurar a segurança de todos durante a execução da obra”, reforça o diretor.

Benefícios para a região

A terceira faixa na SP-310 tem como principais metas a redução do tempo de viagem e o aumento da segurança no trecho, que registra intenso tráfego de veículos pesados. Com mais espaço para circulação, espera-se uma diminuição de acidentes causados por ultrapassagens arriscadas. Já a nova marginal absorverá o trânsito urbano que hoje utiliza a rodovia, especialmente nos horários de pico na saída da Avenida Getúlio Vargas, melhorando a fluidez na região.

A obra também promete impulsionar a eficiência logística em São Carlos, beneficiando o transporte de mercadorias e reduzindo o tempo de deslocamento para motoristas e empresas locais.

Outras expansões previstas

A Ecovias Noroeste Paulista não limita seus planos ao trecho de São Carlos. Nos próximos meses, a concessionária iniciará obras de ampliação na Rodovia Washington Luís, na região de São José do Rio Preto, entre os quilômetros 425 (Cedral) e 454 (Mirassol), abrangendo ambos os sentidos da pista. Esse projeto está programado para ocorrer entre 2025 e 2028. Já entre 2037 e 2040, está prevista a duplicação de um trecho da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), entre Taquaritinga e Borborema, passando por Itápolis.

Com essas iniciativas, a Ecovias reforça seu compromisso com a modernização da malha rodoviária paulista, promovendo segurança e desenvolvimento nas regiões atendidas por suas concessões.

 

 

 


[metaslider id=”126182″]


[metaslider id=”126182″]


[metaslider id=”126182″]

 

LEIA TAMBÉM

Continue Reading

Previous: Virou rotina! Mulher é vítima de estelionato em Ibaté após transferência bancária não autorizada
Next: Ronaldo Venturi visita a Unicep e discute possíveis parcerias para a saúde de Ibaté

RELACIONADAS

CAMISETAS
  • SÃO CARLOS

TUSCA SOCIAL doa 250 uniformes escolares a escola pública de São Carlos

Redação 7 de agosto de 2025
rodeio
  • SÃO CARLOS

São Carlos Rodeio Fest sob risco de suspensão: Ministério Público aciona Justiça e pede cancelamento do evento

Redação 7 de agosto de 2025
roselei03
  • SÃO CARLOS

São Carlos busca ampliação do AME e novos serviços de saúde em reunião com o Governo de SP

Redação 6 de agosto de 2025
policenter-banner-lateral
1Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-4
4Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329
3Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-2
2Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-3
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner-Vertical-lateral-500x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

samu
  • POLÍCIA

Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido em São Carlos

Redação 7 de agosto de 2025
FUTSAL0708-2
  • IBATÉ

Ibaté vive noite de grandes emoções em mais uma rodada da Copa de Futsal 2025

Redação 7 de agosto de 2025
CAMISETAS
  • SÃO CARLOS

TUSCA SOCIAL doa 250 uniformes escolares a escola pública de São Carlos

Redação 7 de agosto de 2025
moro
  • OBITUÁRIO

LUTO: Falece Hélio Moro, aos 84 anos, em Ibaté

Redação 7 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
« jul    

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
DELICIA
RCSERVICOSTOPO
Regiao-em-Destaque-820x300px (2)
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}