
A Prefeitura de São Carlos recebeu 426 inscrições na segunda edição do edital de apresentações artísticas, número aproximadamente 85% superior ao registrado na primeira seleção, realizada em 2025. Coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o processo reúne 336 inscrições de músicos e outras 90 de artistas e grupos das chamadas artes performáticas, incluindo teatro, dança, circo e contação de histórias. A iniciativa é utilizada pelo município para organizar futuras contratações e ampliar o acesso dos profissionais da cultura à programação pública.
Na primeira edição, em 2025, foram contabilizadas 230 inscrições, das quais 193 propostas acabaram selecionadas por avaliadores independentes. Na área musical, o processo contemplou trabalhos de 29 estilos diferentes, além de projetos de diversas linguagens nas artes performáticas.
A diferença entre os dois anos representa 196 inscrições adicionais. Para a diretora de Artes e Cultura, Mariana Navarro, o avanço na procura indica maior familiaridade dos artistas com o formato adotado pelo município. “O crescimento mostra que os artistas estão acreditando no processo e reconhecendo no edital uma forma mais clara e democrática de acesso às oportunidades de contratação”, afirmou.
O edital funciona como instrumento para estabelecer previamente as categorias artísticas, os documentos necessários, os critérios de avaliação e os procedimentos para participação. A proposta é criar regras uniformes para os interessados e oferecer maior transparência e segurança administrativa aos processos utilizados posteriormente nas contratações.
A seleção também permite à Secretaria de Cultura e Turismo reunir informações sobre artistas, grupos, estilos e linguagens existentes no município. Esse mapeamento pode ser utilizado na composição das programações culturais realizadas ou apoiadas pela administração municipal, ampliando a diversidade das atrações contratadas.
Uma das novidades da edição de 2026 é a inclusão de manifestações da cultura popular entre as categorias contempladas. Expressões tradicionais como a catira e a Folia de Reis passam a integrar formalmente o processo, ao lado das modalidades que já estavam presentes na edição anterior.
Segundo Mariana Navarro, a mudança amplia o alcance da seleção e reconhece práticas ligadas à memória e à identidade cultural do município. “O edital passa a contemplar uma diversidade ainda maior de manifestações culturais, reconhecendo expressões que fazem parte da identidade de São Carlos”, disse.
A inclusão da cultura popular também busca abrir espaço para grupos e artistas ligados a manifestações transmitidas entre gerações, incorporando essas expressões às possibilidades de contratação para eventos, projetos e outras atividades promovidas pelo poder público.
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, o salto de 230 para 426 inscritos mostra uma consolidação do modelo. “As 426 inscrições mostram que os artistas aderiram ao edital e que estamos avançando na construção de uma política de contratação com mais transparência, valorização profissional e segurança para a gestão pública”, afirmou.
Com o encerramento das inscrições, o processo avança para as etapas de análise e seleção previstas no edital. Os projetos habilitados poderão integrar o conjunto de artistas e grupos aptos às oportunidades de apresentações promovidas pela Prefeitura, conforme as necessidades da programação cultural do município e as regras estabelecidas para cada contratação.






















