Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • IBATÉ
  • EDUCAÇÃO | Dia da Consciência Negra é tema de projeto na escola Julio Benedicto Mendes
  • IBATÉ

EDUCAÇÃO | Dia da Consciência Negra é tema de projeto na escola Julio Benedicto Mendes

Redação 26 de novembro de 2019
JULIO

O Dia da Consciência Negra foi celebrado no dia 20 de novembro. Essa data homenageia e resgata as raízes negras do povo brasileiro. Sabendo de sua importância, a Escola Municipal de Ibaté “Julio Benedicto Mendes” trabalhou o tema com seus alunos no Projeto Leitura, colocando em pauta a importância de discutir a temática negra no ambiente escolar.

Para o Diretor Alexandre Moraes Gaspar o Projeto Leitura foi um sucesso, encerrando com um tema de extrema relevância, que é a inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal, sendo essa uma das estratégias para reconhecer a presença deles na história do Brasil.

“Finalizamos o Projeto Leitura em grande estilo. Dentro da proposta pedagógica adotada, acreditamos que através de projetos os alunos têm a oportunidade de aprender conceitos que possam levar por toda a vida, como conviver em harmonia, respeitar o próximo, aprender trabalhar em grupo, ser criativo, dentre outros. Conversamos com os docentes no início do ano letivo a respeito de alguns projetos, sendo um deles o de leitura, já que infelizmente com o avanço das tecnologias, cada vez menos as pessoas interessam-se por ela. Sendo assim, um dos nossos desafios é fazer que ela seja um hábito, transformando-se em algo prazeroso. O objetivo do Projeto foi alcançado, já que proporcionamos aos nossos educandos o gosto pela leitura e o amor ao livro. Com relação ao tema, é nosso papel ensinar conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileira. Sendo assim, privilegiamos o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. A sala de aula é um dos ambientes ideais para combater à discriminação e o preconceito racial. Se na escola a criança aprende e vivencia a igualdade, sem estereótipos e desinformação, o processo educacional vai contribuir para alcançarmos a cidadania plena e democrática para todas as raças”, explicou Gaspar.

O evento foi marcado por alegria, emoção e contou com a presença da presidente da Câmara Regina Célia Alves de Queiróz. Segundo o diretor foram 10 apresentações que encantaram e fizeram os presentes refletirem principalmente sobre a questão do respeito. “A intenção foi resgatar as raízes negras do povo brasileiro e conscientizar alunos e sociedade que não precisamos gostar das mesmas coisas, mas devemos respeitar e aceitar as diferenças. A turma do 3ºA da professora Josiane e 3ºB da docente Stephanie apresentaram uma linda canção africana chamada Si Ma Ma Ka; os alunos do 3ºC da professora Eliane apresentaram a brincadeira amarelinha africana; os discentes do 3ºD da docente Marlene cantaram e dançaram o samba enredo da Mangueira de 2019 – histórias para ninar gente grande; os alunos do 4ºA da professora Natalia e 4ºB da docente Mariana cantaram e dançaram a música chamada Sorriso Negro, da cantora Dona Ivone de Lara; os discentes do 4ºC da professora Vania dançaram a música Senhora Tentação, do artista Cartola; os alunos do 4ºD da professora Ana Maria apresentaram Dandalunda, de Margareth Menezes; os alunos do 5ºA do professor Mauro apresentaram o conto africano: por que o sol e a lua foram morar no céu, uma adaptação de Júlio Emílio Braz; a turma do 5ºB da docente Ana Cláudia apresentaram um jogral chamado negros; os alunos da professora Cristina do 5ºC  apresentaram um jogral chamado “Sou”, de Oliveira Silveira; e para finalizar o professor de música Fernando Henrique Vargas cantou com todos os alunos a música chamada “Ô boa noite pra quem é de boa noite” – Maculelê. Todos os alunos, professores e funcionários estão de parabéns, foram apresentações fantásticas e cheias de significado”, destacou Gaspar.

A coordenadora Rosangela Cruz relatou que durante todo o ano o assunto é trabalhado, mas no mês de novembro as atividades são intensificadas. “Os professores trabalharam o tema estimulando os alunos a refletirem sobre suas origens, abordando questões que vão muito além da escravidão. A iniciativa valoriza a oralidade e a arte africana a partir do resgate da cultura do continente e da discussão de sua contribuição para a formação da identidade cultural brasileira. Os professores familiarizaram os alunos com a literatura africana e incentivaram a leitura e a escrita, finalizando com lindas apresentações”, finalizou Rosangela.

Para o prefeito José Luiz Parella (PSDB) o Dia da Consciência Negra é importante para fazermos uma reflexão do quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas e suas conquistas, além de homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos. “O Dia da Consciência Negra é uma forma de combater o racismo, que mesmo depois da libertação não fez com que os negros recebessem o respeito que eles merecem. Por isso temos que trabalhar sobre o tema durante todo o ano, principalmente nas escolas, porque os alunos ao chegarem em suas casas realizam um importante papel, que é de multiplicar as informações que aprenderam, e isso faz toda a diferença para termos uma sociedade mais justa e igualitária” comentou o chefe do executivo.

[sp_wpcarousel id=”50421″]

 


[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: IBATÉ | Tradicional MotoCross GP Champions acontece nos dias 30 de novembro de 1º de dezembro
Next: POLÍTICA | Vereador Roselei Françoso homenageia Angelo do Prado 
Jornal-Ruscito-(6)-1
Jornal-Ruscito-(6)-2
Jornal-Ruscito-(6)-3
Jornal-Ruscito-(6)-4
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x550px
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

ROSELEIREUNIAO02
  • SÃO CARLOS

Prefeitura de São Carlos projeta expansão da rede municipal de ensino

Redação 25 de agosto de 2025
PLANTIO02
  • SÃO CARLOS

Prefeito interino participa de plantio de araucárias em homenagem a mães que sofreram perda gestacional

Redação 25 de agosto de 2025
conferencia
  • SÃO CARLOS

São Carlos promove 3ª Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa LGBTQIAPN+

Redação 25 de agosto de 2025
DAVID
  • SÃO CARLOS

Deputado Federal destina R$ 300 mil para reforma do Serviço de Urgência da Santa Casa

Redação 25 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
« jul    

Posts recentes

  • Prefeitura de São Carlos projeta expansão da rede municipal de ensino
  • Prefeito interino participa de plantio de araucárias em homenagem a mães que sofreram perda gestacional
  • São Carlos promove 3ª Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa LGBTQIAPN+
  • Deputado Federal destina R$ 300 mil para reforma do Serviço de Urgência da Santa Casa
  • Programa Alfabetiza Juntos SP altera datas de formação docente em São Carlos
  • 13ª Feira de Adoção Pet acontece no Canil Municipal neste sábado

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}